O Brasil está classificado para as quartas de final do basquete masculino nas Olimpíadas. Os comandados do croata Aleksandar Petrovic derrotaram o Japão por 102 a 84 nesta sexta-feira, 2 de agosto pela última rodada do grupo B.
Com a vitória nacional e triunfo da Grécia sobre a Austrália por 77 a 71 pela chave A, faz os brasileiros passarem com um dos times melhores terceiros colocados. Agora, a seleção brasileira espera a definição dos outros grupos para saber sua posição exata no chaveamento de quartas. E o adversário pode ser o EUA, líder e já classificado no grupo C.
A seleção brasileira volta a disputar uma quartas de final, depois de 12 anos: em Londres 2012, o time ficou na quinta colocação sendo eliminado pela Argentina. No Rio 2016, os anfitriões não passaram da primeira fase do basquete masculino. Vale ressaltar que o Brasil tem duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos: nas edições de Londres 1948 e Roma 1960. Além dessas medalhas, na geração de Oscar e Marcel, o basquete masculino chegou no top 5 nos Jogos de Seul em 1988.
Seleção brasileira nas Olimpíadas de Paris
Antes de vencer o Japão, os brasileiros perderam para a França e Alemanha, respectivamente. Os donos da casa fizeram 78 a 66, enquanto os germânicos anotaram 86 a 73. A seleção conseguiu se classificar depois de vencer o pré-olímpico de Riga, na Letônia, em um torneio que contou com os selecionados “da casa”, Camarões e Montenegro. Além da capital letã, o pré-olímpico teve etapas em Valência (Espanha), San Juan (Porto Rico) e Pireu (Grécia). Os torneios foram compostos pelos grupos A e B, com três seleções cada; os dois primeiros de cada chave se classificaram para as semifinais e os ganhadores desses confrontos fizeram a decisão