Imagem da taça da Copa do Brasil (Buda Mendes/Getty Images)
A Copa do Brasil chegou às oitavas de final e por ser uma competição de estilo mata-mata, não há nada que os torcedores gostem mais do que palpitar sobre quem passa ou não de fase rumo ao título.
Os grandes de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Rio Grande do Sul seguem como favoritos, mas Bahia, Atlético-GO, CRB, Athletico-PR e Goiás seguem firmes no batalhão das equipes fora do eixo dos grandes centros do futebol.
Na lista dos 16 classificados, 10 já foram campeões ao menos uma vez, mas Bahia, Botafogo, CRB, Goiás e Red Bull Bragantino vão em busca do título inédito. Fora dessa lista, Criciúma, Cruzeiro, Internacional, Paulista, Santos, Sport e Santo André também já levantaram a taça.
Na chave de confrontos, o Torcedores.com listou quem são os times que têm mais chance de avançar nos confrontos de ida e volta.
Confrontos da Copa do Brasil
Flamengo X Palmeiras
Duas grandes potências do futebol na atualidade, o embate entre os dois times é um dos mais esperados na Copa do Brasil. Apesar da força de elenco e poderio econômico das equipes, o Palmeiras hoje atravessa uma fase turbulenta com resultados ruins nas últimas rodadas do Brasileirão Série A, com direito a invasão de CT por torcedores organizados.
Contudo, uma das maiores armas de Abel Ferreira é o cuidado com o elenco e a priorização para quem está jogando melhor, o que não é surpresa para o torcedor palmeirense.
Empatado com o Palmeiras em número de títulos da Copa do Brasil, o Flamengo segue firme na liderança do Brasileirão, mas tem suas atuações muito questionadas por parte da mídia esportiva e dos torcedores mais ferrenhos.
Apesar de ter um dos elencos mais caros e qualificados do futebol brasileiro, o técnico Tite é muitas vezes chamado de “Professor Pardal” por escalações que às vezes não contam com medalhões no time.
Esse é um dos jogos de difícil determinação de um favorito, mas se a leitura for nas atuações recentes, o Flamengo se mostra mais inclinado para a classificação, ainda mais com a vitória por 2 X 0 na partida de ida.
Botafogo X Bahia
Líder incontestável do Brasileirão, o Botafogo não quer que 2023 se repita, quando apresentou um declínio acentuado depois do segundo semestre e viu os sonhos de títulos desaparecerem. Com investimentos pesados por parte de John Textor, dono do time, e o acerto na mão da escolha do técnico Artur Jorge, o Glorioso é hoje a equipe a ser batida no futebol nacional.
Desde a compra do clube pelo Grupo CIty, dono do Manchester City, o Bahia tem apresentado uma melhora significativa na qualidade do futebol apresentado e na competitividade, que este ano segue na briga na parte de cima da tabela do Brasileirão. Contudo, o máximo que um time baiano chegou na Copa do Brasil foi o vice do Vitória em 2010.
A Copa do Brasil é conhecida por ser uma das competições que deixa de fora muitos favoritos, mas neste caso, o Botafogo tem melhor fase e elenco para passar pelo Bahia, mesmo que a primeira partida tenha sido 1 X 1 e o Glorioso tenha de decidir fora de casa.
Atlético-GO X Vasco
O Atlético-GO é uma das equipes que busca a conquista inédita da Copa do Brasil. A situação do goianiense não é das melhores, tanto é que a direção demitiu Vagner Mancini neste domingo e quase de imediato anunciou Umberto Louzer, que deixa a Chapecoense para assumir o controle
Dono de apenas uma conquista, o Vasco quer encarar a temporada atual como um ano de reestruturação após um 2023 flertando com o rebaixamento no Brasileirão e inúmeras polêmicas com a gestora 777 Partners. O Cruz-maltino ainda segue com o técnico interino Rafael Paiva, que faz ótimo trabalho.
A primeira partida terminou empatada em 1 X 1, mas em uma análise mais imediata, o Vasco é favorito, pois tem mais equipe e passa por menos turbulência do que seu adversário.
Juventude X Fluminense
O Juventude é uma dos “fora do eixo” que pode se gabar de ter em sua sala de troféus o triunfo de uma Copa do Brasil. O time segue na parte intermediária da tabela no Brasileirão e vem de um bom resultado contra o Corinthians.
Há poucos dias o Fluminense estava condenado precocemente ao rebaixamento no Brasileirão, mas desde a chegada de Mano Menezes o Tricolor das Laranjeiras mostrou um ótimo poder de reação, tanto que já emendou cinco jogos sem perder e tem grandes chances de sair do Z4.
Essa talvez seja uma das partidas em que o prognóstico seja mais difícil. O Fluminense quer sair de vez da crise, mas o time jaconero venceu em sua casa por 3 X 2 e tem um histórico de ser uma verdadeira “pedra no sapato” dos oponentes, o que o torna favorito para a classificação.
Corinthians X Grêmio
Além da Copa do Brasil, o Corinthians disputa o Brasileirão e a Sul-Americana, mas se depender da péssima fase, pode não apenas ficar sem nenhum título como ser rebaixado na elite do futebol.
O Grêmio nem de longe lembra o espírito copeiro de outras edições, com uma equipe que ainda flerta com a zona do rebaixamento. Contudo, o Tricolor tem por trás a experiência e força de Renato Gaúcho, acostumado com decisões importantes.
A primeira partida entre as equipes terminou em um empate sem gols na Neo Química Arena e agora o Grêmio tem a chance de decidir em seu mando, que será no Couto Pereira. A crise no Corinthians aliada à melhora do Grêmio nas últimas partidas credencia o time gaúcho a passar de fase
CRB X Atlético-MG
Vice-campeão da Copa do Nordeste deste ano, o CRB faz um campanha regular na Série B e segue na parte intermediária da tabela. Longe do poder econômico de times do trecho Sul-Sudeste, o regatiano de Alagoas é uma daquelas equipes que pode surpreender em duelos de mata-mata, ainda mais se tratando do Atlético-MG, que não tem jogado o fino da bola nas últimas partidas.
O Galo surge como favorito pela sua história e retrospecto recente de grandes investimentos desde quando se tornou SAF. Tropeçou em partidas importantes no Brasileirão, mas aos poucos retoma o caminho em busca de melhores resultados. Se considerarmos o retrospecto e a força dos clubes, o Atlético-MG tem tudo para passar, mesmo com o empate de 2 X 2 na primeira partida.
Goiás x São Paulo
Vice na edição de 1990 quando caiu contra o Flamengo, o Goiás quer aproveitar a oportunidade de disputar um campeonato de mata-mata (que premia muito bem) para fazer de 2024 um ano a ser lembrado.
O esmeraldino segue no meio da tabela da Série B e tem alternado resultados de vitórias e derrotas, o que impede uma melhor colocação.
O atual campeão da Copa do Brasil chega para a competição com sede de vitória, graças à injeção de ânimo dada por Luis Zubeldía, que acentua o espírito combativo dos argentinos na equipe.
O Tricolor saiu vitorioso na primeira partida com o placar de 2 X 0 e chega com a vantagem na manga. O time de Zubeldia é o franco favorito para a classificação, pois, na última partida, venceu o Flamengo com autoridade.
Athletico-PR x Red Bull Bragantino
Com um título em 2019 e de dois vices, o Athletico-PR é mais um time que chega com a mentalidade de aumentar as chances de ganho na temporada. O Furacão não faz uma campanha ruim, mas tropeçou em momentos importantes e hoje figura na oitava posição do Brasileirão.
Assim como outras equipes, também participa da Sul-Americana, onde garantiu a classificação para as oitavas ao bater o Cerro Porteño por 2 X 1.
Logo abaixo do Athletico-PR na tabela do Brasileirão, o Red Bull Bragantino também quer aproveitar a Copa do Brasil para motivar a equipe, que emendou a sua quinta partida sem vitória. Longe de ter um elenco ruim, o Massa Bruta não consegue manter uma regularidade de bons resultados e por isso se mantém na faixa intermediária do Brasileirão.
A situação de ambos na leitura geral configura um duelo muito equilibrado, com leve vantagem para o Furacão, que já se mostrou decisivo em momentos que precisou da classificação.

