Rebeca Andrade é a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, pois nesta segunda-feira (5), a brasileira superou a lenda Simone Biles, que ficou com a prata, e venceu o ouro na final do solo da ginástica artística.
Agora, Rebeca acumula seis medalhas em Jogos Olímpicos, sendo dois ouros, pois ela também ganhou no salto em Tóquio 2020, e mais três pratas e um bronze.
A ginasta é atleta do Flamengo, e o clube carioca fez uma homenagem nas redes sociais depois da conquista da medalha de ouro no solo.
Assim, a ‘rubro-negra’ Rebeca Andrade foi a segunda a se apresentar e levantou os torcedores na Bercy Arena e tirou 14.166, sua segunda melhor nota no aparelho em Paris, atrás apenas do 14.200 da final por equipes.
Depois de mais quatro apresentações, Rebeca ainda era a líder quando Simone Biles foi se apresentar. A americana fez todos os seus movimentos espetaculares, mas pisou fora duas vezes e teve uma punição, o que lhe deixou com a nota 14.133 e atrás de Rebeca, com duas concorrentes ainda para fazerem seus números.
Sabrina Maneca-Voinea, da Romênia, e Jordan Chiles, dos Estados Unidos, fizeram suas apresentações, mas não ‘tiraram’ o ouro do Brasil.
Após o pódio, Rebeca Andrade falou sobre a prova e também da concentração para este ouro.
“Tive um erro na trave e a medalha não veio. Mas aí pensei: agora só falta o solo. Me concentrei e fiz o meu melhor. Enfim, estou muito orgulhosa. Além disso, encerrei as Olimpíadas inteira, sem lesões e terminei com chave de ouro. Estou explodindo de alegria”, exaltou Rebeca Andrade.
Medalhas olímpicas de Rebeca Andrade
Tóquio 2020
Prata no geral individual feminino
Ouro no salto
Paris 2024
Bronze no feminino por equipes
Prata no geral individual feminino
Prata no salto
Ouro no solo