A Fórmula 1 viu um anúncio esperado acontecer em Monza nas primeiras horas deste sábado, 31 de agosto. Andrea Kimi Antonelli foi confirmado como novo piloto da Mercedes, a partir de 2025. O tempo de contrato, como de praxe em tempos recentes, não foi revelado.
O piloto vai correr com George Russell substituindo o heptacampeão, Lewis Hamilton, que está de malas prontas para a Ferrari.
“É um sonho fazer parte da Mercedes com Russell para 2025”, vibrou o jovem italiano de 18 anos. Vale lembrar que ele está disputando a Fórmula 2 pela PREMA.
“Chegar a F1 é meu sonho, desde pequeno. Quero agradecer ao time por ter me dado suporte todo esse tempo e por terem colocado fé em mim. Tenho muito a aprender, mas estou pronto para essa oportunidade”, completou Andrea Kimi Antonelli, em entrevista coletiva.
Totto Wolff, chefe de equipe e sócio do time, explicou o que a nova dupla pode trazer para a próxima temporada.
“Com Andrea e George temos experiência, talento e velocidade. Sabemos que é um grande passo para ele (Andrea), mas ficamos impressionados com sua constância e maneira de suportar a pressão “, comentou o austríaco.
George Russell pretende usar a própria história para inspirar o novo parceiro de Mercedes.
“Estou ansioso para trabalhar com Kimi que é um talento de nosso programa de desenvolvimento. Vou procurar passar o que aprendi aqui, nesses anos, para ajudá-lo nesse próximo desafio da Fórmula 1”, disse o inglês, que também é ligado à montadora, desde as categorias de base.
Piloto italiano tem carreira meteórica
O fato é que Antonelli vem de uma escalada, até certo ponto meteórica, no automobilismo: depois de títulos em série no kart europeu, em 2023, ele chegou aos campeonatos de monopostos para disputar a ADAC e a Fórmula 4 italiana. Nessa última, ele levou o título. Tais resultados fizeram a direção da Mercedes auxiliaram-no no “pulo” da Fórmula 3, direto para o mundial da F2. Na atual temporada, o piloto é o 7º colocado somando 87 pontos.
F1 só tem duas vagas para 2025
Com o anuncio dessa manhã, a F1 só tem duas vagas sobrando para o ano que vem: na Racing Bulls, ao lado de Yuki Tsunoda e na Sauber (futura Audi) para completar o time com Nico Hulkenberg. Ali, há rumores da ida do brasileiro Gabriel Bortoleto, vice-líder da F2. Times como Williams e Haas possuem seus nomes definidos.