A Libertadores chega à sua fase de oitavas de final nesta semana, com grandes duelos, alguns envolvendo times brasileiros, como Botafogo x Palmeiras e Grêmio x Fluminense.
De 2019 para cá, apenas brasileiro venceu a competição. E, novamente, estão entre os principais favoritos. O jornalista Alexandre Praetzel, da Bandeirantes, apontou quem, na opinião dele, são os principais favoritos ao título.
Para Praetzel, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e River Plate são os quatro principais favoritos ao título. O jornalista ainda apontou o Atlético-MG, Grêmio, SPFC e Nacional (Uruguai) na categoria “correm por fora”, ou seja, podem ser campeões, mas não estão entre os principais candidatos.
Por fim, Praetzel destacou os outros oito clubes como “azarões”, ou seja, que são improváveis de ser campeões. Entre os azarões aparece o Fluminense, atual campeão da competição, mas que não vive um grande momento na temporada.
Veja os palpites de Alexandre Praetzel:
Candidatos ao título
- Palmeiras
- Flamengo
- Botafogo
- River Plate (ARG)
Correm por fora
- Atlético-MG
- Grêmio
- Nacional (URU)
- São Paulo
Azarões
- Bolívar (BOL)
- Colo-Colo (CHI)
- Fluminense
- Junior Barranquilla (COL)
- Peñarol (URU)
- San Lorenzo (ARG)
- Talleres (ARG)
- The Strongest (BOL)
Meu Ranking do Mata-Mata da Libertadores.
No Primeiro Tempo do @bandsports. pic.twitter.com/PJPgKuyO88— Alexandre Praetzel (@AlePraetzel) August 13, 2024
Só brasileiro venceu a Libertadores nos últimos anos
Nas últimas cinco edições da Libertadores, apenas times brasileiros venceram. Em 2019 e 2022, o título foi do Flamengo. O Palmeiras também conseguiu dois títulos neste período, em 2020 e 2021. Por fim, no ano passado, o Fluminense se sagrou campeão pela primeira vez na história.
A última vez que o título não foi para o futebol brasileiro foi em 2018, quando o River Plate se sagrou campeão ao vencer o Boca Juniors na final. Um ano antes, em 2017, o título foi do Grêmio.
Últimos cinco campeões da Libertadores:
- 2019: Flamengo
- 2020: Palmeiras
- 2021: Palmeiras
- 2022: Flamengo
- 2023: Fluminense