Convidado do podcast “PodPorco” nesta quinta-feira (29), Vanderlei Luxemburgo aproveitou o espaço para enaltecer e apontar a grande admiração que tem pelo Vasco da Gama. Ao relembrar os primeiros passos na carreira, ele revelou como o clube da Colina abriu as portas, mesmo diante de toda a sua identificação com o rival Flamengo.
No relato, o treinador chamou atenção para a história ostentada pelo Cruz-Maltino, classificando o time carioca como um “gigante adormecido”, que brevemente pode resgatar o seu protagonismo no futebol nacional.
“O Vasco da Gama é um gigante adormecido. Tem uma história muito grande. Eu só sou técnico de futebol, porque o Vasco me aceitou como auxiliar do Antônio Lopes, eu sendo flamenguista”, iniciou Vanderlei Luxemburgo.
“Ali começou a minha vida no futebol. Eu tenho gratidão enorme. Os torcedores dizem que eu sou o único ‘mulambo’ (apelido pejorativo dado aos rubro-negros) que eles gostam”, acrescentou o treinador.
Depois de ter sido auxiliar técnico do Vasco no início da década de 1982, Luxemburgo retornou ao clube da Colina com a carreira consolidada anos mais tarde. Foram duas passagens como comandante técnico: a primeira em 2019 e a outra no ano seguinte, tendo um trabalho curto no Palmeiras neste intervalo. O último time de Luxa foi o Corinthians, em 2023. O treinador já sinalizou que deve anunciar aposentadoria brevemente.
Luxemburgo exalta time ‘surpresa’ no Brasileirão
Ainda na entrevista ao podcast, Luxa destacou a campanha executada pelo Fortaleza na temporada 2024, e disse que é um erro descartar o Leão do Pici da corrida por títulos no cenário nacional, dada a estrutura e o plantel que o clube possui. Ao prospectar a disputa pelo Brasileirão, o treinador pontuou que o time de Vojvoda e o Botafogo são os dois únicos que podem impedir o tricampeonato consecutivo do Palmeiras no certame nacional.