No último sábado (3), o Coritiba visitou Ribeirão Preto, no interior paulista, e saiu derrotado diante do Botafogo-SP pelo placar de 2 x 0.
O duelo, válido pela rodada de encerramento do primeiro turno do Brasileirão Série B, foi um confronto direto entre as duas equipes para se afastar da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o Pantera subiu para o 16º lugar na tabela somando 22 pontos e o Coxa caiu para a 15ª posição com 23, quatro acima da Chapecoense, a 17ª colocada e que abre o temido Z4.
O Coritiba possui 40% de aproveitamento na competição, colecionando seis vitórias, cinco empates e oito derrotas até a 19ª rodada, mais um saldo negativo de três gols.
Mesmo com a fase ruim e a proximidade da zona da degola, o técnico Jorginho, que fez sua estreia no comando do time, confia no acesso do clube à divisão de elite do futebol nacional na temporada do ano que vem.
“Vamos terminar na Série A. Não podemos desistir jamais. A gente vê o verdadeiro profissional quando ele não desiste”, declarou o treinador em entrevista depois do tropeço contra o Botafogo-SP.
“É natural você sentir a dor da derrota. E isso é importante, porque tem que estar indignado com essa situação, e os jogadores estão indignados, porque querem muito vencer um jogo fora de casa”, acrescentou Jorginho.
Para que a afirmação do comandante se torne realidade ao final do campeonato, o segundo turno do Coxa terá de ser praticamente “irretocável”, considerando as estatísticas das dez últimas edições da Série B do Brasileirão.
Nas últimas dez temporadas do torneio, um clube precisou de pelo menos 63 pontos para terminar na quarta colocação da tabela e conquistar a classificação para a primeira divisão.
Sendo assim, o Coritiba terá de conseguir 14 triunfos ou, ao menos, 13 vitórias e um empate nas próximas 19 partidas do returno, acumulando um total de 70% de aproveitamento, ou seja, 30% a mais do que atingiu no primeiro turno.
Para efeito de comparação, o líder Santos encerrou o turno inicial com 34 pontos e 59% de aproveitamento.
Universidade indica 69 pontos para o acesso à Série A
De acordo com dados da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a soma de 69 pontos já seria matematicamente suficiente para um clube garantir o passaporte à Série A.
Jorginho assumiu o comando do Coxa na semana passada, em substituição à Fábio Matías. O técnico retornou ao time paranense depois de quatro anos, quando participou do acesso à Série A em 2019.
“Torcedores, vocês vão ser determinantes para o nosso acesso. Eu preciso daquela energia de 2019, da paixão que vocês colocaram, que era literalmente um turbilhão quando o adversário vinha jogar aqui (em casa)”, disse o treinador em sua primeira entrevista coletiva.
O Coritiba volta a campo no próximo domingo (11) contra a Ponte Preta, às 16h00, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, em jogo da 20ª rodada do Brasileirão Série B.
Mídia espanhola detona estreia de Endrick no Real Madrid: “Procura-se”https://t.co/GGqj4bNBZY
— @chuteirapreta42 ⚽ (@chuteirapreta42) August 4, 2024