As Olimpíadas 2024 reservaram uma final de futebol feminino com gosto amargo para a torcida brasileira, apesar de aumentar esperanças para o futuro. Depois da derrota da seleção brasileira para os Estados Unidos na final da categoria, o Torcedores.com tratou de pensar como seria seu ‘Dream Team’ da modalidade.
Se tratando de uma competição que teve Brasil na grande decisão após eliminar favoritas como a anfitriã França e Espanha, esta última com um sabor de revanche, não é de se estranhar a presença de várias brasileiras na escolha da nossa própria seleção ideal.
Cabe destacar que este texto tem cunho opinativo e descontraído, sendo feito para compartilharmos as preferências da nossa equipe sobre as jogadoras que gostaríamos de ver em um mesmo time.
Lorena e Gabi Portilho: as favoritas do ‘Dream Team’ do Torcedores no futebol feminino das Olimpíadas
Defendendo as traves da nossa seleção ideal, a goleira do Brasil foi a detentora da maioria esmagadora dos votos, apesar da goleira Naeher, dos EUA, marcar presença em alguns pesadelos brasileiros nos próximos tempos e a alemã Berger ser decisiva para a medalha de bronze.
O grande desempenho de Lorena não deu chances para outra goleira. Chamada de “melhor jogadora das Olimpíadas” por Márcio Padula, editor do Torcedores.com, Lorena também foi exaltada pelo redator Bruno Romão: “Decisiva com dois pênaltis defendidos, a goleira teve participação crucial”.
Sem negar clubismo, mas também sem confirmar, vamos adotar o esquema 3-4-3, o mesmo do Brasil na final dos Jogos Olímpicos e o mais adequado para as craques escolhidas.
Portanto, nossas três zagueiras são: Tarciane (Brasil), Davidson e Girma (ambas dos Estados Unidos). Ainda que Thaís tenha recebido a mesma quantidade de votos das estadunidenses, a dupla levou vantagem por fechar as portas para o ataque brasileiro na final, algo que França e Espanha não conseguiram. Sim, elas guardaram o ouro muito bem guardado.
O meio campo também é internacional, afinal nosso ‘Dream Team’ é das Olimpíadas, não é? O ‘Dream Team’ do Torcedores conta com Victória Yaya (Brasil), Bonmatí e Putellas (ambas da Espanha). Swanson (nossa algoz dos Estados Unidos) completa o setor.
Apesar das jogadoras da Espanha não terem levado na boa a eliminação para o Brasil e darem declarações polêmicas, ninguém vai negar craque no time.
Já sobre Swanson, Bruno Romão, da nossa equipe de redação, conseguiu uma análise ‘fria’ da atacante, que escolhemos escalar no meio campo para evitar lembranças: “Somando quatro gols, a atacante garantiu o ouro olímpico para os Estados Unidos na final contra o Brasil”.
Por fim, o ataque, setor de uma das nossas favoritas. Sophia Smith (Estados Unidos), Marie-Antoinette Katoto (França) e Gabi Portilho (Brasil). Escolher a francesa foi uma questão óbvia, já que ela terminou liderando a artilharia do futebol feminino nas Olimpíadas. Como Lorena estaria no mesmo time desta vez, não haveria problemas de falta de gols.
Por sua vez, Sophia Smith mostrou um nível altíssimo ao longo da competição e garantiu vaga no Dream Team do Torcedores. A atacante dos Estados Unidos fez três gols no torneio e quase invalidou o gol da vitória contra o Brasil na final, então ficou muito perto da idolatria brasileira. Quem sabe jogando por nós?
Fechando nossa seleção ideal, Gabi Portilho. A atacante do Corinthians foi, assim como Lorena, carta marcada na votação. “Brilhando contra a França, a atacante é uma das jogadoras mais promissoras da nova geração do Brasil”, disse nosso redator Bruno Romão.
“Também destacaria a Gabi Portilho, essa eu acho que é unânime, né”, respondeu Cido Viera, da equipe de redação do Torcedores.com.
Como fica o ‘Dream Team’ do Torcedores de futebol feminino das Olimpíadas
- Goleira: Lorena (Brasil);
- Zaga: Tarciane (Brasil), Davidson (Estados Unidos) e Girma (Estados Unidos);
- Meio campo: Yaya (Brasil), Bonmatí (Espanha), Putellas (Espanha) e Swanson (Estados Unidos);
- Ataque: Smith (Estados Unidos), Katoto (França) e Gabi Portilho (Brasil).