A cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 está cada vez mais próxima e os torcedores brasileiros terão a possibilidade de acompanhar a festividade em dois idiomas. A transmissão está prevista para se iniciar às 15h (de Brasília), nesta quarta-feira, 28 de agosto.
O evento das Paralimpíadas terá cobertura, em inglês, no YouTube oficial do Comitê Paralimpíco Internacional (IPC). Em português, o SporTV garante o sinal da transmissão.
A cerimônia se dará em trajeto da Champs-Élysées até La Concorde com quatro palcos para shows e performances artísticas, além de 4.400 atletas com 184 delegações desfilando para 65.000 expectadores no local e mais de 300 milhões de telespectadores ao redor do globo.
Os porta-bandeiras da delegação brasileira, já estão definidos: Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação, e ambos destacaram a importância do momento.
“Todos nós atletas paralímpicos sonhamos com este dia. Receber esta notícia de que eu seria a atleta que iria conduzir o pavilhão do nosso Brasil foi muito emocionante, as lágrimas caíram”, comentou Beth ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro.
“Vou honrar a nossa bandeira com a maior maestria e representar todos os atletas paralímpicos que estão em Paris e também aqueles atletas que sonham um dia estar aqui”, completou a atleta.
Beth Gomes vai competir no arremesso de peso, que também é lançadora da classe F53, para atletas que competem sentados. Em Tóquio 2020, ela foi ouro no lançamento de disco da classe F52, a que competía à época.
Já na classe atual (F53), em 2024 foi campeã no Mundial de Atletismo, realizado em Kobe, no Japão. Ela é a atual recordista mundial na prova.
“Fico feliz de representar o Brasil na competição e a todos os atletas na abertura. É um privilégio que me deixa muito feliz. Fiquei muito emocionado ao receber a notícia. É uma honra para poucos”, disse Gabriel para o CPB. O atleta nasceu com focomelia, que impede a formação de braços e pernas.
Araújo foi ao pódio em três ocasiões durante a sua estreia nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020: ouro nos 200m livre e nos 50m costas, e prata nos 100m costas, pela classe S2, para atletas com comprometimentos físicos-motores.
Além da cerimônia de abertura, Paralimpíadas terão cobertura do SporTV em 10 horas diárias
O canal do Grupo Globo promete 10 horas diárias de transmissão das competições de atletismo e natação em sinais extras, assim como feito nos Jogos Olímpicos.
Além disso, o programa ‘Conexão Paris’ poderá ser visto pelo público não apenas no sportv2 e no Globoplay, aberto para não-assinantes, mas também nos perfis oficiais do SporTV no Facebook, Tik Tok e Youtube, além do ge.
Comandada por Joanna de Assis e Fernando Fernandes, a atração estreia logo após a abertura dos Jogos e vai mostrar um resumo do dia paralímpico com analises das provas.
A TV Globo mostra ao vivo as emoções da semifinal e da final do futebol de cegos, esporte no qual o Brasil é uma potência, ocupa o lugar mais alto do pódio desde os Jogos de Atenas, quando se tornou uma modalidade olímpica, e vai em busca do hexacampeonato.
De segunda a sexta-feira, logo depois do ‘Vale a Pena Ver de Novo’; aos sábados, após o ‘Caldeirão com Mion’; e aos domingos, depois da primeira parte do ‘Domingão com o Huck’, o narrador Vinicius Rodrigues e a comentarista Adria Santos apresentam o boletim ‘Volta Paralímpica’, com os destaques do dia.