Home Esportes Olímpicos Rebeca Andrade quebra série vitoriosa de Simone Biles na ginástica; confira

Rebeca Andrade quebra série vitoriosa de Simone Biles na ginástica; confira

Ginasta brasileira vence americana no solo e se torna maior medalhista na história do país

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.

Simone Biles e Rebeca Andrade em pódio das Olimpíadas de 2024 (Alexandre Loureiro/COB)

Nesta segunda-feira (05), a ginasta Rebeca Andrade conseguiu o seu segundo ouro nas Olimpíadas. A brasileira destronou Simone Biles no solo e se tornou a maior atleta olímpica brasileira da história com seis medalhas. Porém, a história entre ambas as atletas tem muitos mais capítulos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A atleta americana não perdia uma competição do solo desde o Campeonato Americano de 2015. Simone Biles tinha um retrospecto de praticamente dez anos sem ser derrotada em uma disputa de solo, rendendo dois ouros nas Olimpíadas e quatro títulos mundiais.

Porém, Rebeca Andrade provou que, pode ser melhor do que a “GOAT” da ginástica. Quando conquistou o ouro nas Olimpíadas de Tóquio, muitos críticos apontaram que o feito havia sido apenas pela ausência de Biles na disputa. Entretanto, a brasileira conseguiu números melhores no solo que renderam o ouro e valores superiores em alguns aparelhos na disputa individual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para o ouro, Rebeca Andrade teve uma grande apresentação levantando o público presente e agitando os torcedores nas redes sociais. Sem desequilíbrios e com alto grau de dificuldade, a brasileira comandou no topo toda a competição com 14.166 pontos, sua segunda melhor nota no aparelho, atrás de 14.200 na final por equipes.

Por sua vez, Simone Biles entrou mancando após uma queda no aquecimento. Apesar de movimentos espetaculares, teve duas piruetas pisando fora dos limites, rendendo punições de -0.6. Diante desse cenário, a americana teve uma nota de 14.133, deixando-a fora do topo da disputa do ouro pelo solo. Em entrevista, a americana exaltou o feito da rival e disse: “A Rebeca é tão incrível, ela é uma rainha.

Primeiro de tudo, é um pódio só com mulheres negras, o que é muito empolgante para nós. Aí a Jordan disse: deveríamos reverenciar ela? E eu fiquei tipo: Com certeza. Aí ela disse: Vamos fazer isso agora? E é por isso que nós fizemos. Mas é tão emocionante ver ela, e também tinha todos os fãs na multidão sempre torcendo por ela. Então, só era a coisa certa a se fazer. Ela é uma rainha”.

PUBLICIDADE
Better Collective