Home Torcedoras Seleção brasileira supera ‘quase eliminação’ nas Olimpíadas e surpreende torcedores com final

Seleção brasileira supera ‘quase eliminação’ nas Olimpíadas e surpreende torcedores com final

Canarinho não fez uma boa fase de grupos, mas cresceu no mata-mata e disputará o ouro nos Jogos

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com anteriormente, agora repórter freelancer. Contato: [email protected]

Seleção brasileira duela contra os Estados Unidos em busca do ouro olímpico inédito no futebol feminino (Rafael Ribeiro/CBF)

Chegou o dia da final do futebol feminino nas Olimpíadas. Neste sábado (10), às 12h, a seleção brasileira busca o ouro inédito diante da poderosa equipe dos Estados Unidos, que miram o quinto título nos Jogos.

PUBLICIDADE

A trajetória da Canarinho foi de “baixos e altos”. Após estrear com vitória diante da Nigéria, teve um duro golpe ao ceder a virada por 2×1 para o Japão. Pressionada para o último jogo do Grupo C, contra a Espanha, atual campeã do mundo, viu Marta ser expulsa ainda no primeiro tempo. Com um a menos, perdeu por 2×0.

O resultado deixou o país aflito. Afinal, a seleção já não dependia mais de si para seguir viva em Paris. Na “bacia das almas”, passou como uma das melhores entre os 3º colocados.

PUBLICIDADE

Sem Marta, o desafio das quartas de final seria a França. As comandadas pelo técnico Arthur Elias mostraram uma nítida melhora e faziam o melhor jogo nas Olimpíadas até aqui. Na marca dos 36 minutos do segundo tempo, Gabi Portilho aproveitou uma falha da defesa da casa e saiu cara a cara contra a goleira Picaud para anotar o único gol do embate. Com um total de quase 19 minutos de acréscimos, as brasileiras souberam suportar a pressão e avançaram à semi.

De olho em uma vaga na grande decisão, a Canarinho teria à frente a Espanha mais uma vez. A suspensão da camisa 10 foi ampliada, com recurso da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) negado. Novamente com o desfalque, a seleção teve uma grande atuação e não tomou conhecimento da adversária: vitória por 4×2.

A seleção terá na final os Estados Unidos, algoz das Olimpíadas de 2008. Na ocasião, as brasileiras ficaram com a prata. Única remanescente do confronto, Marta estará à disposição de Arthur Elias. Resta saber se a jogadora retomará o status de titular.

Better Collective