Ederson e Alisson são os principais goleiros brasileiros (Michael Regan/Getty Images - IMAGO/Pro Sports Images)
Os goleiros brasileiros se destacam na Europa e atuam em grandes clubes, como Ederson e Alisson, por exemplo, que jogam em Manchester City e Liverpool, respectivamente.
Mas, de acordo com dados do “Transfermarkt”, eles não estão entre os arqueiros mais valiosos do mundo. Ederson é o brasileiro mais bem colocado, aparecendo em 8º. Já Alisson, ocupa a 14ª posição.
Um dos fatores que justifica isso é a idade. Ambos já estão na casa dos 30 anos. E, é comum perder valor de mercado com o passar do tempo.
Os dois goleiros mais bem avaliados têm 23 e 24 anos. Ambos valem 45 milhões de euros: Mamardashvili e Diogo Costa.
Donnarumma, do PSG, Kobel, do Dortmund, e Maignan, do Milan, fecham o top-5. Os dois primeiros valem 40 milhões de euros, enquanto o goleiro do Milan está avaliado em 38 milhões.
Goleiros mais valiosos do mundo
- Giorgi Mamardashvili (Geórgia) – Valencia – 45 milhões de euros
- Diogo Costa (Portugal) – Porto – 45 milhões de euros
- Gianluigi Donnarumma (Itália) – PSG – 40 milhões de euros
- Gregor Kobel (Suíça) – Borussia Dortmund – 40 milhões de euros
- Mike Maignan (Guiana Francesa) – Milan – 38 milhões de euros
Destaques fora da lista
Assim como os dois brasileiros, que estão fora deste topo, alguns dos principais goleiros do mundo também ficaram de fora, muito por conta da idade.
Oblak (11º), Emiliano Martínez (12ª), Courtois (13º) e ter Stegen (15º), por exemplo, estão fora até do top-10. E todos têm mais de 30 anos.
No top-50, além de Ederson e Alisson, o único brasileiro que aparece na lista é Bento, que deixou recentemente o Athletico-PR para atuar no Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo.
Vale lembrar que o brasileiro Ederson foi eleito o melhor goleiro do mundo no último The Best da Fifa. Mas, na seleção brasileira, costuma ser reserva de Alisson.

