Home Futebol Vasco já teve 10 técnicos estrangeiros no comando; confira todos os nomes

Vasco já teve 10 técnicos estrangeiros no comando; confira todos os nomes

Último treinador gringo que esteve à frente do Cruzmaltino teve “passagem relâmpago”

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com anteriormente, agora repórter freelancer. Contato: [email protected]

Vasco segue com Rafael Paiva como técnico interino (Leandro Amorim/Vasco)

O Vasco entra em campo de olho na parte de cima da tabela do Brasileirão Série A. Neste sábado (03), às 19h, a equipe visita o Red Bull Bragantino. Saiba onde assistir.

PUBLICIDADE

O Cruzmaltino segue com Rafael Paiva como técnico interino, que comandava o sub-20, desde a demissão de Álvaro Pacheco. O português foi desligado do cargo em junho, apenas um mês após ser contratado. O saldo foi de um empate e três derrotas, incluindo a goleada por 6×1 sofrida diante do Flamengo.

PUBLICIDADE

O lusitano não foi o primeiro treinador estrangeiro do Vasco, nem deve ser o último. A seguir, veja a relação completa dos comandantes gringos que estiveram à frente da equipe.

Todos os técnicos estrangeiros da história do Vasco

O primeiro deles assumiu o cargo há mais de 100 anos. O uruguaio Ramon Platero foi técnico do Cruzmaltino entre 1922 e 1927. Logo na sequência veio o inglês Harry Welfare, que permaneceu no time até 1937, sendo substituído pelo uruguaio Carlos Scarone. No ano seguinte, Platero retornou à função. Em 1940, Welfare teve sua última passagem pelo clube.

Mais um uruguaio treinou o Vasco. Entre 1942 e 1945, foi a vez de Ondino Vieira. Na temporada seguinte, o primeiro português: Ernesto Santos. Em 1960, o argentinou Filipo Núnez foi o comandante, seguido por seu compatriota Abel Picábea até o próximo ano.

PUBLICIDADE

Foram quase 60 anos sem um estrangeiro como técnico do Gigante da Colina. O lusitano Ricardo Sá Pinto quebrou o “jejum” em 2020. No entanto, não deixou saudade. Em 15 jogos sob sua tutela, a equipe venceu apenas três vezes, tendo também seis empates e seis derrotas. O time foi rebaixado à Série B nesta temporada.

O penúltimo da lista foi Ramón Díaz, hoje no Corinthians. O treinador chegou ao clube em julho do ano passado, ajudando na luta contra o rebaixamento. No fim de abril, foi demitido após a goleada por 4×0 sofrida em casa contra o Criciúma. Por fim, Álvaro Pacheco fecha a relação.

Vasco hoje

Antes do início da 21ª rodada do Brasileirão, o Cruzmaltino ocupa a 11ª posição, com 23 pontos. No entanto, o primeiro time dentro da zona do rebaixamento é o Vitória, com 18.

Após a partida diante do Bragantino, o Vasco se prepara para um embate decisivo na Copa do Brasil. Rafael Paiva e seus comandados enfrentam o Atlético-GO no jogo de volta das oitavas de final na terça-feira (06), às 21h45. Na ida, o Gigante da Colina arrancou o empate por 1×1. Assim, um novo empate leva a decisão da vaga aos pênaltis, enquanto a equipe que vencer se classifica para as quartas.

Better Collective