Depois de mostrar uma evolução mecânica e fazer frente à Red Bull, a McLaren se tornou a nova líder do campeonato de construtores da Fórmula 1. Neste domingo (15), a escuderia chefiada por Zak Brown venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão com Oscar Piastri e ficou em quarto lugar com Lando Norris.
Com isso, chegou aos 476 pontos e abriu 20 de vantagem em relação à rival taurina que pontuou somente com Max Verstappen.
O atual tricampeão da Fórmula 1 ficou na quinta posição. Sergio Pérez estava lutando pelo pódio, mas abandonou a etapa após se envolver num acidente com Carlos Sainz, na penúltima volta da prova.
“Superar a Red Bull novamente era exatamente o que esperávamos fazer. Estarmos na liderança de construtores da Fórmula 1 era algo que poucas pessoas apostariam”, declarou Norris.
“Alcançar a Red Bull e superá-los em termos de pontuação e ritmo, a ponto de nos tornarmos a melhor equipe da Fórmula 1, é algo para todos nós ficarmos orgulhosos”, finalizou.
A Ferrari ficou em segundo com Charles Leclerc e reduziu a diferença para a Red Bull, apesar do acidente entre Sainz e Pérez, Chegou aos 425 pontos, 31 a menos que a escuderia de bebidas.
Com 309 pontos, a Mercedes ocupa a 4ª posição. Aston Martin, RB Honda, Haas, Williams e Alpine aparecem na sequência. A Kick Sauber é a única escuderia que ainda não pontuou, na atual temporada de Fórmula 1.
Fórmula 1: veja como está a classificação do torneio de construtores
- McLaren – 476 pontos
- Red Bull Racing (RBR) – 456 pontos
- Ferrari – 425 pontos
- Mercedes – 309 pontos
- Aston Martin – 82 pontos
- RB Honda – 34 pontos
- Haas – 29 pontos
- Williams – 16 pontos
- Alpine – 13 pontos
- Kick Sauber – 0 pontos