Antônio Lopes é um dos grandes técnicos da história do Vasco da Gama. Dirigindo a equipe cruz-maltina, foi multicampeão, conquistando títulos como o Brasileirão Série A de 1997 e a Libertadores de 1998.
O ex-treinador hoje com 83 anos foi desafiado pela setorista Emanuelle Ribeiro, do ge.globo, a escalar o melhor Vasco, selecionando os jogadores que treinou ao longo de sua carreira.
A base montada por Antônio Lopes tem como base as equipes do Gigante da Colina na segunda metade dos anos 90, que foi o grande momento que o técnico teve com a equipe.
Assim, Carlos Germano é o goleiro, com o sistema defensivo formado por Vítor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe.
O trio de meio-campistas tem Luisinho Quintanilha, Juninho Pernambucano e Pedrinho. Já o trio de ataque de Antônio Lopes reúne Romário, Edmundo e Roberto Dinamite.
O saudoso camisa 10 do Vasco é o único jogador mais antigo citado por Antônio Lopes, que dirigiu Dinamite em suas primeiras passagens treinando a equipe carioca na década de 80.
Ex-técnico do Vasco falou sobre Edmundo e Romário
O ex-treinador comentou sobre como administrou a relação sempre conturbada entre Romário e Edmundo em São Januário. Antônio Lopes elegeu a dupla como a mais fora de série que já dirigiu.
“Eles jogaram comigo e foi tudo bem, foi o que eu falei para eles na época: ‘Dentro do clube vocês são amigos, lá fora o problema é de vocês, mas aqui não é para atrapalhar o futebol'”, justificou em entrevista para o ge.globo.
Antônio Lopes iniciou sua carreira no futebol no Vasco como preparador físico nos anos 70. Ao todo, teve sete passagens pelo Gigante da Colina como treinador, além de ter sido coordenador técnico do clube carioca em 2020, seu último trabalho no futebol.
O técnico também atuou como coordenador de Luiz Felipe Scolari na seleção brasileira pentacampeã mundial em 2002.