Há 100 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga: saiba qual era o seu time
Ator que interpretou o inesquecível personagem da série “Chaves” era torcedor do Necaxa no México e também ‘tinha um time’ no Brasil
Seu Madruga, interpretado por Ramón Valdés (Reprodução)
Um dos personagens mais icônicos da TV brasileira e mundial, Seu Madruga foi interpretado brilhantemente por Ramón Valdés. O centenário do nascimento do ator mexicano é comemorado exatamente hoje (2).
Ramón Esteban Gómez Valdés y Castillo nasceu em 2 de setembro de 1924 e se tornaria famoso na década de 70, dando vida ao inesquecível Don Ramón, que seria batizado de Seu Madruga no Brasil.
O artista, que faleceu aos 63 anos em 9 de agosto de 1988, era um torcedor fanático do Necaxa, tradicional clube mexicano.
Tanto que um dos bordões do pai da Chiquinha em espanhol era “Yo le voy al Necaxa” (“Estou indo para Necaxa”), que Seu Madruga dizia quando estava em apuros.
A frase se tornaria meme nos países de língua espanhola. No fim de 2022, o Necaxa lançou um uniforme especial para homenagear Ramón Valdés.
Seu Madruga era ‘corintiano’ no Brasil
A série El Chavo del Ocho, o nosso Chaves, completou 40 anos da estreia no país pelo SBT no último dia 24 de agosto.
Nos episódios com dublagem brasileira, era costume adaptações dos textos originais ditos pelos personagens. Dessa forma, Seu Madruga confessa ser torcedor do Corinthians.
Porém, a revelação foi uma tática para o morador da casa 72 da famosa vila não pagar o aluguel ao Senhor Barriga.
No episodio “Jogando Bola”, produzido em 1973, Seu Madruga é perguntado pelo dono da vila sobre qual time que torce. Inicialmente, o pai da Chiquinha responde ser palmeirense. Então, Seu Barriga se enfurece e cobra o aluguel do inquilino caloteiro que lhe deve 14 meses.
Seu Madruga então muda o time e afirma ser apoiador do América. O proprietário da vila mais uma vez lhe exige o pagamento do aluguel.
Então, o personagem interpretado por Ramón Valdés questiona o empresário sobre seu time de coração, que diz que é corintiano. Assim, Seu Madruga confessa ser ‘torcedor’ do Corinthians, para a alegria de Senhor Barriga. “Corinthians, Corinthians, rá rá rá!”, vibra a dupla.

