Nesta sexta-feira (6), será realizado o primeiro jogo da NFL no Brasil, com a partida válida pela semana 1 da temporada regular entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na Neo Química Arena, em São Paulo, sendo uma data histórica para o futebol americano no país.
Para entrarmos no clima desse grande momento, o Torcedores.com traz cinco curiosidades que os torcedores precisam saber sobre o Philadelphia Eagles.
Assista ao jogo entre Eagles e Packers ao vivo através do DAZN
A origem dos Eagles
O Philadelphia Eagles foi fundado em 1933, como um esforço para substituir o Frankford Yellow Jackets, uma antiga franquia da NFL que faliu. A equipe foi batizada em homenagem ao símbolo do New Deal, uma águia azul, associada aos programas de recuperação econômica nos Estados Unidos durante a Grande Depressão.
Super Bowl Histórico
Os Eagles conquistaram seu primeiro título de Super Bowl na temporada de 2017, derrotando o New England Patriots no Super Bowl LII. O jogo ficou marcado pelo “Philly Special”, uma jogada ousada onde o quarterback Nick Foles recebeu um passe de touchdown em uma quarta descida, uma das jogadas mais icônicas da história do Super Bowl.
Anteriormente, a equipe havia disputado outros dois Super Bowls nas temporadas de 1980 e 2004, mas foi derrotada pelo Oakland Raiders e pelos Patriots, respectivamente.
O time conquistou três títulos da NFL antes da era Super Bowl (em 1970): 1948, 1949 e 1960.
Torcida apaixonada
A torcida dos Eagles, conhecida como uma das mais apaixonadas e intensas da NFL, tem uma reputação de criar um ambiente intimidador. No Lincoln Financial Field, seu estádio em Filadélfia, os torcedores são famosos por sua energia e por cantar o icônico grito de guerra “E-A-G-L-E-S, Eagles!”
Os fãs do time também são conhecidos pela hostilidade. Um dos incidentes mais famosos ocorreu na temporada de 1968, quando torcedores frustrados com a campanha de apenas 2 vitórias e 11 derrotas atiraram bolas de neve em um imitador do Papai Noel durante uma comemoração de Natal no intervalo do jogo.
Tradições e Cultura
Os torcedores dos Eagles são famosos pelo comportamento enérgico e algumas tradições únicas. Uma das mais conhecidas é o desfile pela cidade de Filadélfia após a conquista do Super Bowl em 2017, que foi um dos maiores eventos da cidade. Outra tradição popular é o consumo dos icônicos cheesesteaks antes dos jogos, um sanduíche típico da cidade que virou parte da cultura dos fãs.
Entretanto, os torcedores rivais do Philadelphia também têm as suas tradições. Uma delas é vestir a estátua do Rocky Balboa na frente do Museu de Arte da Filadélfia com as cores do time. Antes da final da Conferência Nacional, em 2018, alguns torcedores do Minnesota Vikings cantaram o grito de guerra “Skol” e colocaram as cores da equipe na estátua. Porém, os Eagles venceram a partida por 38 a 7, apesar de serem as “zebras” contando com o quarterback reserva Nick Foles. Antes do Super Bowl LVII, o tight end do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, alertou os torcedores dos Chiefs: “Não toquem no maldito memorial do Rocky!”.
Iniciativas Sociais
O Philadelphia Eagles é uma equipe ativa em várias iniciativas sociais, especialmente através da Eagles Charitable Foundation. O time promove programas de saúde e educação para jovens de comunidades carentes da Filadélfia. Um exemplo é o programa de saúde ocular, que oferece exames gratuitos e óculos para crianças da rede pública, ajudando a melhorar o desempenho escolar e a qualidade de vida desses jovens.
Além disso, os Eagles também têm a Eagles Autism Foundation, cujo objetivo é agir em prol do autismo, por meio de pesquisa, defesa, empatia e unidade. Todo ano, a fundação realiza a “Eagles Autism Challenge”, um evento de um dia com passeio de bicicleta e corrida de 5km dedicado a aumentar a conscientização e para arrecadar fundos para a comunidade do autismo.