Gabriel Batistuta foi um dos maiores atacantes da história do futebol argentino e sul-americano. O ex-camisa 9, que disputou três Copas do Mundo e marcou 54 gols pela Argentina, não pipocou ao escolher o melhor jogador da história.
Ao ser questionado por sua preferência entre Lionel Messi e Diego Armando Maradona, o ex-centroavante escolheu o seu camisa 10 contemporâneo.
Aliás, não apenas elegeu Maradona como superior a Messi, como também escolheu o craque da Copa do Mundo de 1986 como o melhor da história do futebol, superando até Pelé.
“Ele [Maradona] é o melhor de todos em muitas coisas”, introduziu Batistuta. “Tecnicamente Messi pode ser melhor, não há diferenças. Mas como personagem, ele [Maradona] influenciou o jogo mais do que Messi pode fazer apenas jogando”, opinou, numa entrevista à imprensa de seu país concedida em 2019.
Ao mesmo tempo, escolheu o atual camisa 10 do Inter Miami como o melhor jogador do mundo naquela oportunidade.
“Para mim hoje o Leo é o melhor do mundo, mas na história é o Maradona. A minha opinião também não vale tanto”, disse, mostrando humildade.
Batistuta disputou uma Copa do Mundo com a Argentina ao lado de Maradona
O centroavante nunca jogou ao lado de Messi, que faz parte de uma geração posterior à sua. Ao lado de Maradona, atuou no Mundial de 1994.
Na estreia na Copa dos Estados Unidos, a Argentina goleou a Grécia por 4 a 0. Mesmo que tenha marcado um hat-trick naquela partida, Batistuta revelou só recordar da atuação do saudoso camisa 10, que anotou seu último gol em Mundiais diante dos gregos.
“Marquei três gols, mas não me lembro deles, só me lembro do Diego. A minha imagem é essa e para mim é a melhor de todas. Minha memória é dele”, enalteceu Batistuta.