Neymar está próximo de voltar ao futebol. Na próxima quinta-feira (17), completará um ano a sua última atuação, na derrota da seleção brasileira para o Uruguai por 2 a 0, em Montevidéu, pelas Eliminatórias.
Naquele 17 de outubro de 2023 no Estádio Centenário, o camisa 10 rompeu o ligamento cruzado anterior, além dos meniscos do joelho esquerdo. Desde então, o atacante do Al Hilal nunca mais entrou em campo.
Mas o retorno do craque brasileiro estaria muito mais perto do que se imagina. De acordo com o repórter Pedro Ivo Almeida, da ESPN, é forte a possibilidade de Neymar regressar pelo seu time na Arábia Saudita na próxima segunda-feira, 21 de outubro.
Na semana que vem, o Al Hilal irá enfrentar o Al Ain (Emirados Arábes) pela Liga dos Campeões da Ásia. Assim, Neymar tem chances de participar da partida.
Volta de Neymar contraria previsão de Jorge Jesus
A decisão se o camisa 10 jogará ou não ficará a cargo do técnico Jorge Jesus, além do médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar, que fez a cirurgia em Neymar.
Diante do cenário, a CBF observa atentamente a situação. Caso Lasmar dê o aval sobre a completa recuperação clínica, o atleta pode figurar já na próxima relação da seleção brasileira.
No mês que vem, o Brasil irá enfrentar Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Segundo a ESPN, Neymar pode ser convocado para a próxima Data Fifa.
Caso o atacante não consiga atuar contra o Al Ain na segunda-feira que vem (21), o retorno seria possível na partida seguinte do Al Hilal pela competição continental. No dia 4 de novembro, a equipe de Neymar encara o Esteghlal (Irã).
Embora o time árabe tenha compromissos também pelos campeonatos nacionais, Neymar não está inscrito nas competições.
No mês passado, Jorge Jesus chegou a dar um alerta pessimista de que Neymar só teria chances de voltar ao futebol no ano que vem, descartando um regresso ainda em 2024.
Os jogos da seleção brasileira para a Data Fifa seguinte estão marcados para 14 de novembro, quando medirá forças com a Venezuela fora de casa, e no dia 19, quando recebe o Uruguai.
Para estes confrontos, Dorival Júnior tem até o dia 25 de novembro para enviar a pré-lista dos jogadores à principal entidade do futebol mundial.