Luxemburgo já comandou diversos jogadores renomados e com perfil diferenciado ao longo de sua trajetória no futebol mundial. Entrevistado pelo podcast “100 Mi Mi Mi”, do jornalista Milton Neves, ele foi convicto ao colocar Antônio Carlos no time dos 11 melhores da história.
Defensor importantíssimo para o Palmeiras na década de 1990, e tendo passagem brilhante também pelo arquirrival SPFC, Antônio Carlos recebeu o destaque do “professor”, que citou o seu jeito “xerifão” de ser, que muitas vezes rendia algumas polêmicas.
“Antônio Carlos, pra mim, foi um dos melhores zagueiros que eu vi. Tecnicamente fantástico, e era malzinho pra caramba, deu aquela cotovelada em um do SPFC”, disse Luxemburgo.
O lance citado pelo treinador ocorreu em um Choque-Rei na Libertadores de 1994, quando Antônio Carlos agrediu Válber, quebrando quatro dentes do jogador adversário.
Apesar do perfil ríspido, o defensor marcou época pelo time palestrino, onde computou 188 jogos entre 1993 a 1995, integrando um lendário time, o qual Luxemburgo classifica como o melhor que treinou na carreira.
O estrelado Palmeiras contava com Sérgio, Edílson, Mazinho, Roberto Carlos, Edmundo, Zinho, Maurílio, Evair, Tonhão, Amaral, Velloso e entre outros.
Luxemburgo exalta potencial de Marcos
Em outro momento da entrevista, Luxemburgo apontou Marcos como o goleiro mais decisivo com quem trabalhou no futebol. Na avaliação do “professor”, o ídolo do Palmeiras crescia no momento certo e necessário. Os dois foram campeões no Verdão em 2008, quando levantaram o título do Paulistão.
No relato feito, Luxa disse que quando retornou ao Palmeiras teve uma conversa direta com Marcos, se comprometendo a recuperar o arqueiro, que não vivenciava uma boa fase, muito por conta das lesões. À época, mesmo com Diego Souza pedindo passagem, o treinador optou pelo “Santo” como titular, e a decisão surtiu efeito.