Sem papas na língua, Vanderlei Luxemburgo foi sincero até demais durante entrevista ao Resenha ESPN, na última sexta-feira (15). Ao passo que treinou times brilhantes no futebol brasileiro, Luxa provou também da outra moeda e, segundo ele, já comandou equipes que tecnicamente estavam abaixo das demais.
Ao lado dos comentaristas Lugano, Djalminha e Zinho, além do apresentador André Plihal, o ‘pofexô’ recordou o Vasco de 2019. Em um embate com o Flamengo, de Jorge Jesus, o clássico terminou empatado em 4 a 4.
“Eu joguei um Flamengo x Vasco contra o Jorge Jesus. Meu time…meu Deus do céu, meu time era feio. Meu time era feio”, disse Luxemburgo.
Na ocasião, o time do Gigante da Colinha tinha atletas como Richard, Raul, Marrony, Guarín, Yago Pikachu que é destaque no Fortaleza, além de Ricardo Graça, Henriquez, Fernando, entre outros.
Em dezembro daquele ano, Luxemburgo e a diretoria do Vasco chegaram a um acordo pela interrupção do trabalho.
Luxa foi contratado no início do Campeonato Brasileiro com a missão de salvar a equipe do rebaixamento. Ele, porém, fez mais do que isso: levou o Cruz-Maltino à Sul-Americana, terminando o Brasileirão com 49 pontos, na 12ª colocação. Ao todo, foram 34 jogos: 12 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.
“Primeiramente queria agradecer do fundo do meu coração ao torcedor do Vasco da Gama, à sua diretoria, aos conselheiros, dirigentes em geral do Vasco e ao presidente Campello. Pela maneira como fui tratado pelo Vasco da Gama, pelo respeito, carinho e admiração que tiveram comigo’, afirmou.
Luxemburgo retornou ao Vasco em 2021
Um ano após deixar o Vasco, Luxemburgo estava de volta. Depois de um contrato frustrado com Zé Ricardo, a direção do Gigante da Colina aprovou o retorno de Luxa. Entretanto, a segunda passagem pelo clube carioca não teve o tempo que o profissional esperava para desempenhar o trabalho.
Ele havia sido contratado para os 12 últimos jogos do Campeonato Brasileiro e, após o combinado não teve seu vínculo renovado.