Nesta terça-feira (12), foi realizado o sorteio do Paulistão 2025, com as 16 equipes que disputarão o certame a conhecer seus respectivos grupos e adversários. O Santos, vice-campeão da última edição (2024), soube com quem formará a chave na competição da próxima temporada.
O grupo ao qual o Peixe jogará é o Grupo B, que terá três equipes de tradição e renome como componentes. Guarani, Portuguesa e Red Bull Bragantino estarão ao lado do Alvinegro Praiano na busca pela classificação para às quartas de final.
Na última temporada, apenas o Guarani não esteve no mata-mata do Paulistão 2024. No caso do Bugre, a equipe por pouco não caiu para a Série A-2, conseguindo se sustentar graças às quedas de Santo André e Ituano para a segunda divisão estadual.
As outras três equipes estiveram nas fase finais da competição, com a melhor campanha delas sendo a do Santos, vice-campeão na final contra o Palmeiras. E, curiosamente, a Lusa e o Massa Bruta foram eliminados pelo Peixe em seu progresso até a decisão, respectivamente na fase de quartas e semifinais.
A equipe da Vila Belmiro usará o Paulista para poder preparar melhor o time para o retorno à Série A do Brasileirão, firmado na última segunda-feira (11) diante do Coritiba. Além da Copa do Brasil, a qual o clue do litoral se classificou após um ano de ausência.
Regulamento do Paulistão
O Paulistão 2025 mantém o mesmo formato dos últimos anos, com os 16 times divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. As equipes não jogam contra as do mesmo grupo na primeira fase, com 12 rodadas.
Os dois primeiros de cada chave se classificam para às quartas de final, sendo nesta fase quando times da mesma chave se enfrentam. Depois, virão semifinais e finais, com apenas a decisão sendo jogada em duas partidas (quartas e semis serão em jogo único). Os dois piores na classificação geral são rebaixados para a A-2 e as cinco melhores campanhas (os quatro semifinalistas mais o melhor dos eliminados nas quartas) estarão na Copa do Brasil 2026. A competição se inicia no dia 12 de janeiro