Home Futebol Tostão aponta time sem criatividade no Brasil hoje: “Só pelos lados”

Tostão aponta time sem criatividade no Brasil hoje: “Só pelos lados”

Ex-jogador enxerga limitações táticas de equipe que apresenta poucas criações no meio-campo

Eder Bahúte
Eder Bahúte integra o time do Torcedores.com desde 2016. Na cobertura esportiva, atua como redator e tem como foco principal o futebol brasileiro, internacional e mídia esportiva. Diplomado pela Universidade Paulista, o profissional acumula experiência em radiojornalismo e mídia impressa, além de participação em eventos da Copa do Mundo e Paulistão.
Tostão aponta time sem criatividade no Brasil hoje: “Só pelos lados”

Tostão em vídeo para o Folha de S. Paulo (Reprodução - YouTube)

Campeão da Libertadores 2024, o Botafogo recebeu muitos elogios de Tostão. Por outro lado, o Atlético-MG, que mesmo com um jogador a mais desde os 40 segundos, não soube se aproveitar da vantagem numérica e escancarou o quão é obre no quesito criação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em coluna publicada na Folha de S.Paulo, o tricampeão do mundo destacou a inteligência de Artur Jorge que mesmo sem mexer na equipe conseguiu neutralizar com facilidade o time dirigido por Gabriel Milito.

“Como o Atlético-MG só ataca pelos lados, cruzando bolas na área, o técnico reforçou a marcação pelos lados e o Galo, sem nenhuma criatividade no meio-campo, só criou chances de gols com bolas altas na área. Assim fez o gol no segundo tempo, porém foi insuficiente”, destacou Tostão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De fato, nem parecia que o Galo tinha um homem a mais em campo. Basicamente, o time mineiro apenas girava a bola de um lado para o outro, mas não conseguiu infiltrar entre os defensores do Glorioso.

“Muitos vão dizer que o técnico Artur Jorge fez o óbvio. Poucos fazem o óbvio. O Botafogo é um time compacto, intenso, marca e defende em bloco, recupera rapidamente a bola e une a força física e a velocidade com o talento individual”, analisa Tostão.

Criticado por Tostão, Atlético-MG lamenta vice-campeonato

Principal referência no Galo, Hulk estava muito nervoso e disse na zona mista que faltou inteligência para vencer a partida. Mesmo em vantagem numérica, em campo o Botafogo conseguiu triunfar diante de um cenário negativo.

PUBLICIDADE

“Talvez ate burrice da nossa parte, por tudo que foi proporcionado pra gente hoje, com um minuto de jogo ficar com um a mais. Acho que fomos infantis e pagamos um preço caro por não sair daqui comemorando esse título tão sonhado”, falou

PUBLICIDADE

Galo fora da Libertadores 2025

Com as vitórias de Bahia e Corinthians, o Atlético-MG não tem mais chances matemáticas de conseguir uma vaga na Libertadores do próximo ano. Desta forma, o prejuízo acaba sendo ainda maior para o clube mineiro, principalmente do ponto de vista financeiro.

Better Collective