Home Futebol Cléber Machado surpreende ao exaltar time alternativo do Brasil: “Merece apoio e torcida”

Cléber Machado surpreende ao exaltar time alternativo do Brasil: “Merece apoio e torcida”

O narrador prestou uma homenagem a uma equipe do futebol brasileiro, juntamente com seu ex-colega de SBT, Mauro Beting

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Cleber Machado, narrador do SBT (Reprodução/SBT)

Cleber Machado, narrador do SBT (Reprodução/SBT)

Cléber Machado aproveitou o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas celebrado ontem (7) para enaltecer o Gavião Kyikatejê.

O time paraense foi fundado em 1981 na cidade de Bom Jesus do Tocantins com o nome de Castanheira e se profissionalizou em 2009 mudando de nome e mandando seus jogos em Marabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pioneiro no futebol brasileiro, o Gavião Kyikatejê possui uma origem indígena, cujo sobrenome significa ‘rio acima’. A equipe conseguiu a classificação para a primeira divisão do Parazão nos anos de 2014, 2015 e 2021, sendo a oitava colocação a melhor que conseguiu no estudual em 2014.

Em seu Instagram, Cléber Machado compartilhou um vídeo do Gavião. “Time 100% Indígena. Profissional desde 2009, disputa competições no Pará. Equipes masculina, feminina, de base. Atletas e treinadores indígenas. Esse time merece apoio e torcida”, publicou o narrador da Record.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mauro Beting acompanhou Cléber Machado

Ex-parceiro do locutor esportivo no SBT, Mauro Beting também homenageou o Gavião Kyikatejê ao publicar uma foto vestindo a camisa do clube paraense.

“Pra voar mais alto. E mais longe. E para ensinar que é um time indígena. Que ataca como um time indígena. Que a gente precisa defender assim”, escreveu o comentarista.

PUBLICIDADE

Mauro Beting completou, sobre o time de raiz indígena: “O primeiro clube de futebol profissional de um povo originário a disputar a divisão principal de um campeonato, o paraense”.

PUBLICIDADE

Gavião Kyikatejê busca patrocínio

Na ação compartilhada por Cléber Machado e Mauro Beting, o Gavião Kyikatejê busca conseguir patrocinadores através de uma ação de publicitários, que ofereceram seus serviços voluntários para apoiar o clube.

Através da iniciativa, um filme foi produzido com o aval do presidente do clube, o cacique Zeca Gavião e líder da aldeia Kyikatejê. “Não é um time de índios”, protesta o conteúdo.

Better Collective