Home Futebol Ricardinho banca Flamengo e outros três favoritos no futebol brasileiro em 2025

Ricardinho banca Flamengo e outros três favoritos no futebol brasileiro em 2025

O comentarista reforçou a importância da presença de um camisa 10 como fundamental para que se ganhe títulos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Ricardinho, comentarista do Grupo Globo (Reprodução/SporTV)

Ricardinho, comentarista do Grupo Globo (Reprodução/SporTV)

Ricardinho foi o convidado do programa A Resenha comandado pelo narrador Nilson Cesar em seu canal no YouTube.

Para o comentarista do Grupo Globo, a presença de um camisa 10 armador e responsável pela organização de jogadas é fundamental para que uma equipe se credencie aos principais títulos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, creditou à presença de Rodrigo Garro no meio-campo o sucesso de nomes como Memphis Depay no ataque corintiano.

“Isso faz toda a diferença, principalmente no nosso Campeonato Brasileiro. Agora, se não tiver o Garro para armar o jogo, não adianta ter atacante bom. Porque vai chegar só o que sobra das jogadas”, avaliou o ex-meio-campista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ricardinho deixou Atlético-MG de fora

Além disso, o pentacampeão pela seleção brasileira em 2002 situou o Corinthians num patamar semelhante ao de Flamengo, Palmeiras e São Paulo, por conta da presença do pensador as jogadas no meio.

Ao mesmo tempo, excluiu Atlético-MG e Botafogo de sua lista de favoritos pelas ausências dos camisas 10.

“Hoje os times que performam no futebol brasileiro, todos eles têm pelo menos um jogador que pensa o jogo. Pode ver. Os que não têm, vou dar um exemplo para vocês. O Atlético-MG tem um baita time, mas não ganha porque não tem esse jogador. A hora que contratar, vai começar a ganhar campeonato. Os outros: Flamengo, Palmeiras, agora o Corinthians tem. O São Paulo com o Lucas [Moura], que não é um armador, mas o Oscar é. Um jogador que pensa mais o jogo. Você vai ver que esses times, eles estão à frente dos outros em relação à conquista de competições”, analisou Ricardinho.

PUBLICIDADE

Repercussão da saída de Almada do Botafogo

Sobre o Botafogo, o comentarista enfatizou a saída de Thiago Almada como uma das razões para a queda de qualidade da equipe em 2025.

PUBLICIDADE

O time da Estrela Solitária foi apenas o nono colocado entre os 12 times do Campeonato Carioca. Além disso, foi superado pelo Flamengo na Supercopa do Brasil e precisa reverter uma desvantagem contra o Racing amanhã (27), no Engenhão, pela Recopa Sul-Americana.

“Botafogo ganhou tudo o ano passado. Botafogo tinha quem de armador? O gringo, o argentino lá que foi embora, que acabou a temporada e foi embora. Os times que não tem, têm mais dificuldade”, concluiu.

Better Collective