Home Tênis Rio Open terá edição para cadeirantes em 2025

Rio Open terá edição para cadeirantes em 2025

Torneio realizará disputa adaptada com quatro tenistas e quer promover acessibilidade

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Rio Open terá Daniel Rodrigues representando o Brasil (Fotojump)

Rio Open terá Daniel Rodrigues representando o Brasil (Fotojump)

O Rio Open voltará a ter uma edição para cadeirantes em 2025. A disputa começa no próximo dia 20 de fevereiro com quatro participantes, tanto na chave de simples, quanto nas duplas. A competição reunirá os espanhóis e medalhistas paralímpicos Daniel Caverzaschi e Martin de la Puente, e o argentino Gustavo Fernandez e o grande nome brasileiro Daniel Rodrigues.

No dia 20, os quatro tenistas da competição em cadeira de rodas se enfrentarão nas semifinais, em confrontos ainda a serem sorteados. Já no dia 21 será a final de simples, enquanto no dia 22 acontecerá a final de duplas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Torneio terá medalhista de bronze paralímpico em Paris

Gustavo Fernandez é um dos maiores tenistas em cadeira de rodas da história e o grande expoente da América do Sul na modalidade. O argentino, que já foi número 1 do mundo, tem 96 títulos no circuito ITF em seu currículo.

Nas Paralímpiadas de Paris 2024, Fernandez conquistou a medalha de bronze em simples, sendo o primeiro sul-americano a conquistar uma medalha no tênis em cadeira de rodas na história. Parte do top 10 há 12 anos, o argentino de 31 anos segue entre os melhores e iniciou o ano de 2025 com um título.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil vai com Daniel Rodrigues para o Rio Open

O tênis brasileiro volta a ter Daniel Rodrigues como representante no ATP 500. Ele esteve na disputa em 2024.

“Pelo segundo ano, vamos promover o torneio Wheelchair, com grandes atletas de tênis em cadeira de rodas. Essa é uma iniciativa que transcende as quadras e a dimensão esportiva. Em outra frente, o Rio Open tem realizado um trabalho sério para tornar o complexo do Jockey um local acessível para todas as pessoas.”, afirma Márcia Casz, diretora-geral do torneio.

Chaves de simples e duplas já definidas

No tênis convencional, a disputa de simples e duplas já tem suas chaves definidas. Pelo lado brasileiro, nomes como Thiago Wild, João Fonseca, Thiago Monteiro, Rafael Mattos e Marcelo Melo representarão o País.

PUBLICIDADE
Better Collective