
Zagueiro virou peça crucial do Santos na temporada (Foto: Raul Baretta/ Santos FC.)
O Santos decidirá no domingo (9) a sua vida no Campeonato Paulista ao visitar o Corinthians, nas semifinais da competição. Dentre as várias armas as quais o time pode contar para este jogo, uma delas é de um velho conhecido da torcida corintiana.
Ídolo e campeão no Timão, Gil deverá ser titular do clássico de domingo na Neo Química Arena. Além de enfrentar seu ex-time visando estar na decisão estadual, o zagueiro também quer demonstrar o quão importante tem sido para o time de Pedro Caixinha neste momento da temporada, apesar de quase ter deixado a Vila Belmiro.
Quase saída
O defensor tinha a intenção de se aposentar ao final da última temporada, mas decidiu mudar de ideia e estender seu vínculo com o Peixe para 2025, mas não teve um bom começo de temporada, sem conseguir chances de jogar com Pedro Caixinha nas primeiras partidas do ano.
Sua saída chegou até a ser cogitada, muito devido a problemas de adaptação ao estilo de jogo do novo treinador santista. No entanto, a insistência de Gil durante os treinos acabou sendo ponto a favor do veterano para conseguir retomar seu lugar na equipe inicial e se firmar com o novo treinador.
Elogios de Caixinha
O resultado é um aproveitamento de 78% com o zagueiro de titular, formando com Zé Ivaldo a dupla que vem se estabelecendo como titular no Santos. O esforço do veterano em conseguir se adaptar ao momento para achar seu lugar foi elogiado por Pedro Caixinha em entrevista ao GE.
“O Gil tem sido um jogador que evoluiu no nosso modo de jogar. No início, o que a gente conhecia dele, quando ele jogava no Corinthians, era que ele alargava a equipe. Progressivamente, por muito trabalho dele, tem vindo a jogar dentro do que são as nossas orientações para o zagueiros, mantendo a equipe curta e compacta”, disse o treinador santista.
“Ele tem melhorado nisso, na distância percorrida. na intensidade. Até na velocidade máxima. Há um caminho e orientação coletiva. O perfil do jogo nos leva a ter um time físico. Isso se leva para as posições e zagueiro não foge disso. O Gil vem para somar. Ele está mais do que apto para nosso jogo”, completou Caixinha.