Home Futebol Luxemburgo descarta Cafu e elege maior lateral-direito de todos os tempos

Luxemburgo descarta Cafu e elege maior lateral-direito de todos os tempos

O técnico atualmente sem clube também escolheu o seu lateral-esquerdo preferido, além de destacar dois goleiros

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Vanderlei Luxemburgo, técnico e comentarista (Reprodução)

Vanderlei Luxemburgo, técnico e comentarista (Reprodução)

Vanderlei Luxemburgo expôs algumas preferências em entrevista para o podcast PodeMais. O treinador, que será integrante fixo do novo programa de Galvão Bueno na Band, definiu o melhor lateral-direito que viu jogar.

Diferentemente de muitos analistas e torcedores, Luxa não colocou Cafu no topo de sua lista, mas usou o Capitão do Penta como referência no comparativo com seu camisa 2 favorito: Leandro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O técnico, sem clube desde quando deixou o Corinthians em 2023, exaltou o ídolo do Flamengo e titular da Copa do Mundo de 1982.

“Vocês acham que o Leandro, lateral-direito do Flamengo, jogou menos que o Cafu? Jogou dez vezes mais, mas não foi campeão do mundo”, opinou Luxa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Luxemburgo escolheu melhor lateral-esquerdo

Lateral-esquerdo nos tempos de jogador, Vanderlei Luxemburgo não titubeou ao escolher Roberto Carlos no duelo direto com Marcelo. “Disparado”, resumiu.

Luxa chamou atenção ao se considerar superior a Júnior. Quando foi atleta do Flamengo na década de 70, o futuro treinador era o reserva do atual comentarista do Grupo Globo no time da Gávea.

A justificativa é que era menos técnico, porém ‘mais completo’. “Eu marcava, apoiava e decidia. O Júnior era do meio para frente, mas não sabia fazer do meio para trás”, avaliou, complementando não ter visto Nilton Santos.

PUBLICIDADE

Melhor goleiro entre Marcos e Dida

Ao ser questionado sobre quem foi o melhor camisa 1 que treinou, ficou entre os dois pentacampeões mundiais em 2002: Dida e Marcos.

PUBLICIDADE

Entretanto, Luxemburgo ficou em cima do muro e não indicou um arqueiro superior entre os dois goleiros consagrados no futebol brasileiro e mundial.

“O Dida defende mais que o Marcos, mas o Marcos defende a bola do jogo. Qual você prefere? Nós ganhamos uma Copa do Mundo porque o Marcos fez aquela defesa contra a Alemanha”, declarou, completando: “São pesos diferentes. Seria uma injustiça muito grande”.

Better Collective