
Torcida do River em ação no Monumental de Núñez ((Marcelo Endelli/Getty Images)
Torcedores do River Plate participaram de um desafio na página “Punto Futbol” com a missão de elencar os melhores e piores estádios do futebol brasileiro. A dinâmica consistiu em avaliar com notas de 0 a 10 os principais palcos do país. E o Maracanã foi o único palco a receber indicação máxima.
Final da Copa do Mundo de 1950 e 2014, o icônico estádio foi exaltado por um dos entrevistados, mas outras casas do futebol nacional também receberam destaque.
“Eu coloco como 10. É o Maracanã, o maior que tem”, opinou um dos torcedores. Além do estádio da capital carioca, o MorumBIS também foi outro palco elogiado, recebendo nota 9. Um dos entrevistados chamou atenção para a similaridade com o Monumental Núñez e a tradição da casa do SPFC.
- Maracanã – 8, 9 e 10
- Beira-Rio – 8 e 9
- Arena do Grêmio – 9
- Mineirão – 9
- MorumBIS – 9
Torcedores do River disparam contra cinco estádios
Ao passo que elogiaram palcos icônicos do futebol brasileiro, os hermanos se mostraram aversos às arenas encontradas em solo nacional, dando baixíssimas notas. O moderno Allianz Parque, casa do Palmeiras, por exemplo, chegou a ser avaliado com ‘1 ponto’ em uma escala de 0 a 10.
A lista dos estádios desvalorizados pelos torcedores do River Plate ainda contou com Neo Química Arena (2 pontos), Ligga Arena (2 pontos), Arena MRV (5 pontos), enquanto a Vila Belmiro, estádio ainda com estrutura tradicional, recebeu nota zero dos entrevistados, sendo comparado com o palco do Barracas Central, time modesto da Argentina.
Brasil pode ser sede da Libertadores
Nos movimentos de bastidores, a CBF já manifestou junto à Conmebol o desejo de sediar a final da Copa Libertadores deste temporada, tendo o Mané Garrincha, em Brasília, como candidato. O palco da capital federal tem dois concorrentes no páreo: Centenário, no Uruguai, e Monumental de Lima, no Peru.
A última vez que o Brasil recebeu a decisão do torneio continental foi em 2023, e a partida traz boas recordações: título inédito do Fluminense sobre o Boca Juniors, no Maracanã. Nas últimas seis edições do torneio, o futebol brasileiro ficou com a taça em todas as oportunidades.