
Fluminense terá que vencer histórico para ser campeão carioca (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
A missão do Fluminense no Fla-Flu decisivo do Campeonato Carioca 2025 é um tanto não tão fácil. Com o 2 a 1 aberto pelo Flamengo na ida, o time da Laranjeiras precisa fazer dois gols para poder levar para casa a taça estadual.
A dificuldade de ter que fazer tal resultado é menos pelo placar do que pelo histórico entre as duas equipes em finais estaduais. É que, em 16 Fla-Flus que definiram o campeão, em apenas uma vez o time que perdeu a primeira partida conseguiu reverter a vantagem no segundo jogo, de acordo com as contas do GE.
Histórico do Fla-Flu em finais
Isto foi justamente na mais recente vez em que o clássico decidiu o Carioca, em 2023. No primeiro jogo daquela final, o Flamengo abriu 2 a 0 no placar e exigiu do Fluminense vencer por três ou mais gols para ser campeão. E foi justamente isto o que os tricolores fizeram, batendo o Rubro-Negro por 4 a 1 e, assim, levando para casa o título.
Outro ponto a se colocar é que, por conta das várias fórmulas de disputa, foram apenas sete as vezes em que um Fla-Flu definiu o título estadual no formato de final ida e volta, tal qual como esta. Neste formato, o Rubro-Negro foi campeão quatro vezes (1991, 2017, 2020 e 2021) e o Fluminense em 2022 e 2023, além de uma melhor de três vencida pelos tricolores em 1936. No caso de todas estas decisões citadas, o time que teve vantagem na primeira partida a manteve na segunda
Cautela flamenguista
Por isto, do lado do Flamengo, Filipe Luís tem adotado postura cautelosa para lidar com tal vantagem, relembrando justamente a decisão de 2023. O que dá ainda mais uma pitada de rivalidade ao clássico que definirá o campeão carioca desta temporada. E, ainda mais com o fato de que, ao contrário da semifinal, o Rubro-Negro não tem a vantagem de conquistar o título com ‘dois resultados iguais’ (que deixem o placar agregado empatado).