Home Futebol Feminino Olimpíada de Los Angeles 2028 terá aumento de equipes no futebol feminino

Olimpíada de Los Angeles 2028 terá aumento de equipes no futebol feminino

Comitê Olímpico Internacional fez alterações e decidiu aumentar o número de seleções femininas, que antes era de 12 equipes

Por Thiago Guedes em 10/04/2025 10:30 - Atualizado há 8 meses

Gabi Portilho e Adriana, da Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O futebol feminino nas Olimpíadas vai aumentar. O Comitê Olímpico anunciou oficialmente que a estrutura da competição passará por mudanças significativas em Los Angeles.

Nas Olimpíadas desde 1996, a modalidade tem crescido cada vez mais e se tornando uma das principais competições do evento que reúne o mundo inteiro. Em Atlanta, em 96, foram 8 equipes participando.

Já agora, em Los Angeles, teremos o dobro de times. Serão 16 seleções na modalidade feminina, quatro a mais que a masculina, que passará a ter 12 equipes na disputa. Será a primeira vez em que mulheres serão maioria no futebol das Olimpíadas.

LA quer a maior Olimpíada de todas

A ideia em Los Angeles é ter a maior Olimpíada de todos os tempos, com mais de 5 mil homens e 5 mil mulheres participando, totalizando cerca de 11.198 atletas.

O futebol na Olimpíada é visto de forma diferente entre o masculino e o feminino. No masculino, os jogadores sub-23 que disputam a competição. Já no feminino, as seleções entram em campo com o elenco completo.

A seleção brasileira feminina disputou a última edição das olimpíadas, em Paris 2024. A equipe Canarinha despachou seleções favoritas ao ouro e chegou na final contra os Estados Unidos. Porém, o Brasil foi derrotado pelos EUA e ficou com a medalha de prata. O time de Artur Elias volta a campo no dia 27 de junho, contra a França.

Na última terça-feira, 8, o Brasil quebrou um jejum de 10 anos e venceu os Estados Unidos jogando na casa das rivais, em jogo amistoso. A partida terminou em 2 a 1 para a seleção brasileira feminina.

Diretor do COI reconhece progresso no futebol feminino

Kit McConnell, diretor do COI, afirmou que existe progresso na população para acompanhar o futebol feminino, e isso é importante para os jogos olímpicos.

“Vemos as multidões assistindo, a cobertura da mídia e os números de transmissão em todo o mundo. Portanto, não há lugar melhor para fazermos essa mudança do que nos Estados Unidos. E realmente simboliza, eu acho, o progresso no esporte feminino em todo o mundo e algo para de estar realmente animado.” afirmou Kit McConnell

Exit mobile version