
Fábio Sormani fala sobre o futebol brasileiro. Foto: Reprodução/SporTV
Sormani explicou como o modelo SAF deve “dominar” o futebol brasileiro nos próximos anos. O jornalista acredita que em breve grande parte dos clubes nacionais terão esse sistema efetivado.
“Hoje em dia, se não virar SAF, não tem jeito. Nós estamos no ano de 2025, não vai tardar o momento em que Flamengo, Palmeiras, Corinthians e SPFC vão virar SAF. Não tem saída. Esses times não têm um aporte de faturamento tão grande assim ao ponto de dispensar uma SAF. E outra coisa: esse modelo associativo é falido”, disse Sormani.
O modelo de Sociedade Anônima de Futebol, mais conhecido como SAF, vem se tornando tendência no futebol brasileiro. Botafogo, Bahia, Cruzeiro e Vasco da Gama são alguns exemplos de clubes que assumiram essa estrutura, algo que pode acontecer também com o Fluminense em breve.
Flamengo e outros podem virar SAF?
Apesar da fala de Sormani, não há indícios neste momento que isso possa ocorrer em Flamengo, Palmeiras e Corinthians. Já o São Paulo deu sinais de se encaminhar para isso, palavras ditas pelo presidente Julio Casares no começo deste ano:
“É uma tendência (virar SAF), porque imagina se você ficar, tem 20 clubes na Série A, com quatro ou cinco clubes isolados, você vai ser asfixiado. É um módulo que está esperando um momento para transacionar. É um movimento. Nós temos que olhar esse movimento e, mais na frente, ele vai estar mais apurado”, explicou o mandatário.
Quer testar seus conhecimentos sobre futebol e ainda concorrer a prêmios? Se inscreva agora no Ligavip. Serão R$10 em prêmios todos os meses. E o melhor: é totalmente de graça. Clique aqui e participe! Consulte regulamento e termos de privacidade no site do Ligavip
Sormani diz que apenas SAF salva o Santos
Vivendo com problemas financeiros e sofrendo com más administrações, o Peixe não consegue se estabilizar e acumula fracassos nos últimos anos.
Neste cenário, o jornalista cravou: “O Santos precisa se transformar em uma SAF, não tem saída. Não me venham vender essa conversa fiada que boa gestão vai resolver os problemas do Santos. Não vai. Boa gestão tem que ter em qualquer lugar, é o mínimo”, opinou Sormani.
No entanto, Pedro Martins, o CEO do clube, desanimou quem deseja que o modelo seja implementado no Alvinegro Praiano: “Não acho que o Santos precise virar SAF. Sou defensor de bons modelos de gestão. Se você tem um bom modelo, toma decisões corretas, equilibra financeiramente o clube, coloca as pessoas nos seus devidos lugares e busca a sustentabilidade financeira, você não precisa virar SAF necessariamente”, argumentou ele, em entrevista coletiva nesta terça-feira (15).