Brasileiros na Libertadores: veja o que Flamengo, Palmeiras e São Paulo precisam na última rodada
Gigantes do futebol brasileiro ainda brigam por vaga no mata-mata da principal competição continental da América do Sul
Jogadores do Flamengo antes de partida do Brasileirão (foto: Gilvan de Souza/CRF)
A Libertadores chega na última rodada da fase de grupos ainda com algumas indefinições importantes. Dos clubes brasileiros que disputam a competição, apenas Palmeiras e São Paulo lideram seus respectivos grupos. E, já temos a certeza que um time do Brasileirão não irá avançar ao mata-mata, já que Inter e Bahia brigam pela última vaga do grupo F.
Palmeiras e São Paulo confortáveis na competição continental
O Brasil se consolidou como o principal país da Libertadores nestes últimos anos, vencendo as últimas seis edições. Mas, este ano, há uma dificuldade para os times do futebol brasileiro. Isso porque, restando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos, apenas Palmeiras e São Paulo estão classificados para as oitavas de final.
O Verdão é quem tem a vida mais tranquila neste momento, já que tem 100% de aproveitamento e com o primeiro lugar geral garantido. Sendo assim, o time comandado por Abel Ferreira pode até perder na última rodada que não muda nada. Com a primeira colocação geral, o Alviverde irá decidir em casa todos os jogos do mata-mata até a semifinal. A exceção é a final, disputada em jogo único no campo neutro.
O Tricolor Paulista, por sua vez, está classificado, mas ainda não garantiu o primeiro lugar do grupo de forma matemática, embora esteja perto de conseguir. A diferença para o segundo colocado é de três pontos e quatro gols de saldo a mais. Então, o SPFC só perde a liderança se for derrotado na última rodada, se o Libertad vencer o seu jogo e ainda tirar essa diferença de saldo. Mas, um simples empate em casa já seria o suficiente para o time comandado por Zubeldía conseguir este objetivo.
Situação de Flamengo, Botafogo e Fortaleza
O Flamengo está em segundo do seu grupo e precisa de uma combinação de resultados para ser líder. Atualmente, o primeiro colocado é o Córdoba com 11 pontos, o Mengão tem 8, enquanto a LDU aparece em terceiro com os mesmos 8. Então, em caso de vitória do clube brasileiro e do clube equatoriano, os três primeiros ficariam empatados em 11 pontos, decidindo a vaga e o primeiro lugar no saldo de gols. Pensando apenas na classificação, uma vitória simples já garante o clube brasileiro nas oitavas de final. Se os equatorianos tropeçarem, bastaria um empate para o Flamengo.
Já o Botafogo, atual campeão, está em terceiro no grupo A, mas precisa apenas de uma vitória em casa diante do Universidade de Chile para se classificar. Porém, a tendência é que avance em segundo, já que o Estudiantes deve vencer o Carabobo e terminar em primeiro. Se os argentinos pontuarem no seu jogo, o Glorioso precisa obrigatoriamente vencer para ir às oitavas. Em caso de empate, está eliminado.
Por fim, o Fortaleza tem um duelo difícil, diante do Racing, na Argentina. Mas, o clube comandado por Vojvoda está em segundo e precisa apenas de um empate para avançar. Ele só fica de fora com um empate caso o Bucaramanga vença por sete gols de diferença o Colo-Colo fora de casa, placar que é improvável no futebol. Se o clube brasileiro perder, ainda pode avançar, tendo que torcer por um tropeço do Bucaramanga.
Bahia e Internacional disputam vaga
Bahia e Internacional estão no mesmo grupo da Libertadores e só um irá avançar. Curiosamente, irão se enfrentar na última rodada, em um jogo que já tem clima de mata-mata. As duas equipes duelam no Beira-Rio com o Colorado precisando apenas de um empate para ir às oitavas, já que entra na última rodada na frente. Líder do grupo, o Atlético Nacional já está garantido na próxima fase. Para os brasileiros, então, a conta é simples: quem vencer avança de fase e, em caso de empate, quem avança é o Inter.
Os jogos dos brasileiros na Libertadores
- 27/05 às 19h00 – São Paulo x Talleres
- 27/05 às 21h30 – Botafogo x Universidad de Chile
- 28/05 às 19h00 – Internacional x Bahia
- 28/05 às 21h30 – Palmeiras x Sporting Cristal
- 28/05 às 21h30 – Flamengo x Deportivo Táchira
- 29/05 às 21h30 – Racing x Fortaleza

