Jogadores do Flamengo perfilados antes de duelo contra a LDU (Gilvan de Souza - Divulgação)
Depois de superar o Palmeiras, em choque direto pelo Brasileirão, o Flamengo foca todos os holofotes no embate decisivo contra o Deportivo Táchira, agendado para esta quarta-feira (28), no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Em termos de contas, os comandados de Filipe Luís precisam apenas de uma vitória simples contra os venezuelanos, já eliminados, para selar o passaporte ao mata-mata, mas o avanço como líder e com vantagem sequente, depende da ‘matemática’.
Na situação de momento, o rubro-negro aparece com oito tentos somados, estando igualado com a LDU, ocupando assim a vice-liderança, pelo critério de saldo de gols. O Central Córdoba lidera com 11 tentos, e matematicamente, só necessita de um empate para se classificar como o primeiro do Grupo C. Se confirmar o favoritismo, o Fla terá que contar com um triunfo da LDU sobre a equipe argentina na altitude por um placar igual ou inferior ao que ele aplicar sobre o Táchira.
Veja os cenários do Flamengo na Libertadores:
- Flamengo: se classifica com vitória, e só será líder diante de triunfo no Maracanã e que a LDU não supere o Córdoba por saldo maior que ele fizer sobre o Táchira. Se perder, o rubro-negro precisa que o Córdoba supere os equatorianos e fica de olho no saldo de gols.
- Córdoba: se classifica como líder com vitória ou empate. Se perder, não pode ser por uma diferença superior a um tento de diferença. Caso seja derrotado por placar mais elástico, necessita de um empate ou revés do Flamengo.
- LDU: se classifica com vitória simples sobre o Córdoba, desde que o Flamengo tropece. Em caso de triunfo rubro-negro no Rio, o time vai precisar superar os argentinos tirando a diferença de dois no saldo
Retrospecto positivo recente
Historicamente, o Flamengo tem ostentado um bom rendimento nos jogos do torneio continental. Tendo disputado em sequência as últimas nove edições da Libertadores, o rubro-negro só ficou de fora do mata-mata em 2017, quando caiu em uma chave ocupada por Universidad Católica, San Lorenzo e Athletico Paranaense, sendo que os dois últimos citados avançaram às oitavas.
Naquela oportunidade, o time carioca computou nove tentos, ficando um ponto de seguir vivo na competição, que acabou sendo conquistada pelo Grêmio. Desde então, o Flamengo faturou dois títulos e foi finalista em outra oportunidade, ficando com o vice-campeonato. Em 2023 e 2024, os cariocas se classificaram como segundo da chave.
- 2017 – Fase de grupos
- 2018 – Oitavas de final
- 2019 – Campeão
- 2020 – Oitavas de final
- 2021 – Vice-campeão
- 2022 – Campeão
- 2023 – Oitavas de final
- 2024 – Quartas de final
Filipe Luís ganha ‘problema’ para decisão
Para o confronto decisivo diante dos venezuelanos, o técnico Filipe Luís pode não contar com Gerson, que deixou o campo de jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, sentindo fortes dores. O meio-campista tem um quadro de leve inflamação no joelho, e já está sob os cuidados dos fisioterapeutas do Flamengo. Embora tenha se apresentado com o grupo nesta segunda (26), o ‘Coringa’ ainda é tratado como dúvida, e a presença no jogo vai depender da recuperação nas próximas horas. Nos bastidores, há otimismo.
Destaque com a camisa do Flamengo, Gerson figurou na primeira lista de convocados de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira, e estará à serviço do escrete canarinho nas Eliminatórias, para os jogos contra Equador e Paraguai, às vésperas da participação do Mais Querido no Mundial de Clubes. O debute da equipe carioca na competição ocorre no dia 16 de junho, frente ao Esperánce Tunis.

