Endrick levou cartão vermelho em partida contra o Nantes (Credit Image: © Matthieu Mirville/ZUMA)
O atacante do Lyon, Endrick, viveu, neste sábado, o seu primeiro revés no futebol francês. Isso porque o árbitro Mathieu Vernice roubou a cena e se perdeu em uma confusão durante o jogo entre Lyon e Nantes, pela Ligue 1. Vernice expulsou Endrick “duas vezes” nesta partida.
Tudo começou antes dos primeiros dois minutos de jogo. Endrick se envolveu em uma jogada com um adversário. Embora não tenha disputado a bola e feito um movimento de forma acintosa, o árbitro marcou a falta e deu o primeiro cartão amarelo do jogo.
Na segunda etapa, Endrick fez mais uma falta. Mais uma vez, o árbitro levantou o cartão amarelo para o brasileiro, que pertence ao Real Madrid. Ou seja, dois amarelos, conforme a regra, resultam em cartão vermelho. Vernice apresentou o cartão que determinava a expulsão do jogador brasileiro.
Contudo, o VAR chamou Vernice em seguida para rever o lance e apontar uma suposta agressão de Endrick a Tabibou, que teve de ser substituído após o choque. O atacante deu uma rasteira no adversário, mas sem uma força exagerada que configurasse risco de agressão.
Após ir à cabine do VAR, Vernice entendeu que Endrick agrediu Tabibou e gesticulou que estava retirando o segundo cartão amarelo para exibir um cartão vermelho direto. Ou seja, mostrou o vermelho ao brasileiro duas vezes.
Imprensa fala em exagero
Embora a imprensa francesa tenha ponderado as ações de Endrick, citando até os erros anteriores do árbitro naquela partida, o jornal espanhol “As” criticou duramente a atuação de Endrick. Conforme a opinião do jornal, esta foi a pior partida do brasileiro com a camisa do Lyon.
“Foi a pior partida de Endrick desde que chegou ao futebol francês. Foi incapaz de girar, correr e confirmar as boas impressões que havia deixado em seus primeiros jogos”, escreveu o “As”.
“O árbitro não apenas expulsou Endrick, como também transformou o segundo cartão amarelo em vermelho direto, coroando uma partida para esquecer do atacante, que até então vinha sendo imparável na França, com seis participações em gols em seus primeiros cinco jogos”, completou.
Por mais secundário que possa parecer, o Lyon venceu o Nantes por 1 a 0, mesmo com um a menos desde os 12 minutos do segundo tempo. Os Gones têm 42 pontos e ocupam a quarta posição no Campeonato Francês.

