
Carlo Ancelotti em treinamento com o Real Madrid (Divulgação Real Madrid)
Na última segunda-feira (12), a CBF anunciou oficialmente a chegada de Carlo Ancelotti ao comando da seleção brasileira. Após meses de especulações, o treinador italiano multicampeão iniciará os trabalhos com o elenco de olho na Copa do Mundo. Para os torcedores, o comandante é conhecido pelos seus trabalhos com diversos grandes europeus, mas aqui apontamos algumas características do seu perfil e do que pode ser esperado.
O que podemos esperar de Ancelotti na seleção brasileira?
Carlo Ancelotti é visto como um grande nome para assumir o Brasil não apenas pelo seu currículo vitorioso, mas também pela sua grande capacidade de gestão pessoal. O treinador italiano sabe como lidar com grandes nomes e pode regular o ego do elenco rapidamente.
Entre suas características, Ancelotti é conhecido por ser um treinador que se adapta rapidamente ao contexto. Por exemplo, quando comandou o Everton fez o melhor elenco das últimas décadas, resgatando Richarlison e James Rodríguez que não viviam boas fases. Por outro lado, fez o Milan de Kaká, Seedorf e Pirlo jogarem o melhor futebol dos últimos anos.
Em relação ao esquema tático, Ancelotti prefere usar 4-3-3 ou 4-2-3-1, de acordo com os atletas disponíveis. O que os torcedores podem descartar é a utilização de três zagueiros em linha. Especificamente sobre suas características estratégicas, Carletto costuma fazer os seus elencos se aproximarem e pressionarem a saída de bola. Além de atletas que saibam flutuar entre linhas e realizarem o famoso “facão”.
Ancelotti já havia comentado anteriormente sobre a vontade de treinar a seleção brasileira. O comandante italiano conhece bem nomes como Vinícius Júnior, Rodrygo, Militão e Endrick. Além disso, terá a oportunidade de trabalhar com Neymar e Raphinha, além de conhecer outros nomes importantes de atletas que atuam no Brasileirão.
Quando será a estreia de Ancelotti?
Segundo informações da CBF se espera que Ancelotti assuma o comando oficial da seleção brasileira ainda em maio. Portanto, a sua estreia com o Brasil provavelmente será contra o Equador, no dia 5 de junho em confronto válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.