Home Futebol Ex-presidente do Palmeiras, Mustafá rebate Benja e fala sobre título do Mundial de Clubes do Verdão

Ex-presidente do Palmeiras, Mustafá rebate Benja e fala sobre título do Mundial de Clubes do Verdão

Ex-mandatário do Alviverde discordou do apresentador do SBT e relembrou a conquista do clube paulista em 1951

Por André Salem em 30/05/2025 15:32 - Atualizado há 7 meses

Taça da Copa Rio de 1951 (Divulgação/Palmeiras)

Presidente do Palmeiras entre 1993 e 2005, Mustafá Contursi foi o convidado do Benja no podcast “Benja me Mucho”, exibido no Youtube. Então, o apresentador questionou ele sobre o Mundial de Clubes do Verdão, na qual gera bastante discussão entre os torcedores e a mídia esportiva. O clube paulista alega que é campeão do mundo por ter vencido a Copa Rio de 1951. Enquanto isso, os rivais tiram sarro, entendendo que o Alviverde não tem Mundial.

Mustafá, por sua vez, disse que o Palmeiras é sim campeão mundial, destacando a importância que teve aquela competição para o Brasil, que havia perdido a Copa do Mundo em casa para o Uruguai um ano antes. “O clube reabilitou o entusiasmo da torcida brasileira pelo futebol depois de perder a Copa de 50. Diferente de agora, ainda está a ferida aberta depois dos 7 a 1”, destacou o ex-mandatário.

Benja questiona postura do Palmeiras

Na sequência, Benja relembra que Mustafá ficou por 12 anos na presidência e questiona por quê o clube nunca falou que era campeão mundial, dando mais atenção ao tema depois que o Corinthians venceu. O ex-presidente, então discordou do apresentador, deixando claro que o clube sempre se considerou campeão do mundo, além de relembrar uma festa feita pelos 50 anos da conquista.

“Isso não é verdade. É que nunca foi um fato discutido. Mas, sempre nos consideramos internamente. Inclusive, fizemos uma grande comemoração no cinquentenário, em 2001. A Fifa já reconheceu mais de uma vez”, disse o palmeirense, que reafirmou a importância do torneio. “Foi muito mais importante do que qualquer outro Mundial. Todo mundo torceu para o Palmeiras. Os 116 mil torcedores que estavam no Maracanã não eram só palmeirenses”, completou.

A polêmica do Mundial de Clubes

Oficialmente, o Verdão nunca venceu os mundiais organizados pela Fifa. Ele disputou três vezes, após vencer a Libertadores. Em 1999 perdeu para o Manchester United, em 2021 caiu para o Tigres na semifinal e, em 2022, foi derrotado pelo Chelsea. Agora, tem a chance de vencer novamente, em um formato muito mais difícil, no chamado “super Mundial”, que será disputado entre junho e julho desse ano, contando com 32 clubes.

Porém, o Palmeiras tem convicção que foi campeão do Mundial em 1951, colocando uma estrela vermelha na camisa e deixando isso claro na sua galeria de troféus. Isso porque, o Alviverde venceu a Copa Rio daquele ano, que era um torneio onde reunia times do mundo inteiro. Na época, foi criado de fato como se fosse uma Copa do Mundo de clubes, mas sem ter esse nome oficialmente e sem a organização da Fifa, embora tenha tido a chancela da entidade.

Exit mobile version