Romário em entrevista ao podcast "Charla" (Reprodução - YouTube)
Romário utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (19) para exaltar o PSV após o time faturar o Campeonato Holandês por conta da vitória sobre o Sparta Rotterdam, no último final de semana, ficando a um tento na frente do arquirrival Ajax.
Porta de entrada do Baixinho na Europa, o time de Eindhoven recebeu todo o carinho do ex-jogador, que classificou o clube como detentor de uma ‘camisa pesada’ e de muita tradição. Essa não é a primeira vez que o tetracampeão reforça o carinho pela equipe holandesa.
“Galera, ontem o PSV foi campeão holandês pela 26ª vez! — ‘ Venceu o Sparta Rotterdam por 3 a 1.
Título merecido, conquistado com muita determinação e talento, com essa camisa pesada que eu conheço bem”, iniciou Romário.
“Parabéns a todos os jogadores, comissão técnica e, claro, à torcida que sempre empurra esse time gigante. Fiquei feliz demais em ver mais uma taça indo pra Eindhoven. Esse clube faz parte da minha história. Foram 5 temporadas, 3 campeonatos holandeses, 2 Copas, 165 gols em 167 jogos e 3 artilharias seguidas da liga com essa camisa. Foi lá que comecei minha caminhada na Europa e deixei minha marca.
Orgulho máximo!”, complementou o Baixinho.
Com a conquista nacional, o PSV tem lugar assegurado na próxima edição da Champions League, ao lado do Ajax, enquanto o Feyenoord vai jogar os playoffs para tentar carimbar vaga na fase de grupos.
PSV se aproxima do Ajax
Bicampeão consecutivo no futebol holandês, o PSV chegou ao 26° título no certame nacional, diminuindo assim a gordura em relação ao arquirrival Ajax, que ainda permanece soberano, com 36 conquistas.
O rival, no entanto, não vence o título desde a temporada 2021-22, perdendo conquistas para o PSV e o Feyenoord. O domínio dos principais times no futebol holandês é tão intenso que somente nove times faturaram título no certame em toda a história. No século XXI, tirando o trio Ajax, PSV e Feyenoord, somente o AZ Alkmaar e o Twente conquistaram um título cada.
Romário e a passagem pela Europa
O PSV, inclusive, foi o time pelo qual Romário acumulou a maior sequência na carreira em sua trajetória no Velho Continente, é o terceiro no geral, ficando atrás somente de Vasco e Flamengo.
No Barcelona, o Baixinho não chegou a completar duas temporadas completas, tendo computado 39 gols em 65 jogos, antes de impactar o mundo, optando por retornar ao Brasil, para defender as cores do Flamengo. Em um pequeno hiato, ele ainda passou pelo Valencia, mas por um curto tempo, tendo acumulado somente 12 jogos.

