
Lateral vem vencendo a desconfiança no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Apesar do imenso sucesso vivido pelo Palmeiras na ‘era Abel Ferreira’, alguns pontos nunca foram unânimes entre a torcida. Um deles foi a lateral-esquerda, e um atleta conviveu com tais altos e baixos nos últimos anos, este sendo Vanderlan.
Reserva de Píquerez na posição, a Cria da Academia teve muitas vezes atuações criticadas, em especial em 2024, quando por conta da lesão do uruguaio teve que dividir a função de substitui-lo no time titular com Caio Paulista. Mas, no que coloca o GE, a situação do jogador tem se colocado bastante diferente em 2025.
Ganhando chances
Primeiro, voltou a se tornar o principal reserva quando Caio Paulista foi para o Atlético-MG. Depois, diante de um começo de temporada em que o treinador palmeirense tem mudado constantemente o time, as chance de ser titular tem se feito cada vez maiores para o camisa 6 nesta temporada
Ao todo, foram 16 as partidas de Vanderlan em 2025 pelo Palmeiras, sendo titular em 13 delas. A Libertadores tem sido onde o lateral tem ganho espaço especial, diante do rodízio forçado pelo calendário apertado antes do Mundial de Clubes da Fifa, sendo titular em duas partidas da fase de grupos.
Precisa contratar?
Com estes números, já são 100 partidas do jogador com a camisa alviverde. A constância do atleta nesta temporada não apenas tem ajudado dentro de campo, mas também está deixando de lado uma questão vinha sendo discutida pela torcida, a possibilidade de contratação de um outro lateral-esquerdo para disputar vaga com Píquerez.
Enquanto esteve contestado, houve pedidos para que reforços fossem contratados para o setor e até houve uma certa análise interna do time. Mas com a consolidação do titular e do reserva, as chances do Verdão trazer outro jogador para a posição podem ter se reduzido drasticamente.