
O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do FC Porto, durante partida válida pela fase de grupos, da Copa Mundial de Clubes da FIFA (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras começou muito bem o Mundial de Clubes, chegando na última rodada da primeira fase na liderança do grupo A, precisando apenas de um empate para avançar em primeiro. E este bom início tem muito a ver com a experiência que o técnico Abel Ferreira adquiriu nesta competição, já que está disputando o torneio da Fifa pela terceira vez como comandante do Verdão.
Em entrevista ao “ge”, o técnico português relembrou as outras duas participações e apontou que a principal diferença entre as disputas anteriores tem sido a pressão. Pra ele, os jogadores não conseguiram desfrutar nos dois mundiais anteriores, algo que estão fazendo agora. “Acho que não faz sentido ter esta pressão em cima de ti quando tu tens a consciência que faz o melhor”, disse Abel, que completou: “Precisa ter o espírito de que jogar é como um parque de diversões”.
Encantamento com a torcida do Palmeiras
Em outro trecho da entrevista, Abel Ferreira destacou a festa que tem feito a torcida do Palmeiras nos Estados Unidos, sendo um dos times que mais levaram torcedores para lá. O treinador se mostrou encantado com os palmeirenses e falou sobre a união deles com o clube. “O futebol deve ser vivido puro, desta maneira. Não é zoar com o rival, é desfrutar do seu clube, do momento, apoiar a equipe, estar com amigos. Como se fosse uma verdadeira família.”, disse o português.
“Tenho certeza que os que não puderam vir se sentem bem representados pelos que aqui estão. Esta é a essência e pureza do futebol”, completou o treinador, que na sua rede social, publicou uma imagem da torcida do Verdão apoiando o time no Mundial de Clubes. Vale destacar que o primeiro jogo do clube paulista contou com mais de 45 mil pessoas nas arquibancadas, enquanto o duelo contra o Al Ahly teve cerca de 35 mil no total.
Abel Ferreira fala sobre renovação
Em entrevista coletiva ontem (22), o técnico Abel Ferreira foi questionado sobre a possibilidade de renovar o seu vínculo com o Palmeiras até o fim de 2027, que é um desejo da presidente Leila Pereira. Então, o treinador disse que “tudo indica” que irá renovar, mas deixou claro que este não é momento para falar disso. Porém, a resposta deixou os palmeirenses animados, vendo a possibilidade do técnico mais vitorioso da história do clube ficar por mais dois anos.
Inter Miami x Palmeiras
O Palmeiras volta a campo nesta segunda-feira (23), às 22h (de Brasília), diante do Inter Miami, pela última rodada da fase de grupos do Mundial. Na liderança da sua chave, o Verdão precisa apenas de um empate para avançar em primeiro lugar. Se perder, ainda pode classificar em segundo, em caso de tropeço do Porto contra o Al Ahly.
Para essa partida, o Alviverde pode ter algumas mudanças na escalação, até pensando no mata-mata. Isso porque o clube paulista tem seis jogadores pendurados, que se levarem amarelo, não jogam as oitavas de final, caso o clube realmente avance. Além disso, Abel Ferreira pode promover mudanças pensando em um desgaste físico, podendo rodar um pouco mais o elenco.