Abel Ferreira no Mundial de Clubes - Divulgação
Tido como maior técnico da história do Palmeiras, Abel Ferreira ainda não decidiu se vai ou não renovar o contrato que terminará no final desta temporada. Hoje, o principal foco dele é a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Neste domingo (15), o Verdão enfrenta o Porto, às 19h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Na entrevista coletiva pré-jogo, porém, foi inevitável não tocar no assunto. Nos bastidores, a presidente Leila Pereira abriu negociações com o staff do treinador português e tenta mantê-lo até o fim da sua gestão, em 2027. Internamente, há a expectativa de que isso pode se concretizar após o torneio nos Estados Unidos.
“Quando você tem uma presidente que te diz: ‘Enquanto eu for presidente, você só não fica quando não quiser mais’… há coisas que pesam. Quem me conhece, sabe, sou treinador de relações. Não é uma filosofia de jogo, é filosofia de vida. É um orgulho e uma honra poder servir o Palmeiras, e nossos torcedores têm sido a alma, em momentos que precisamos e vocês vão sentir a energia amanhã [hoje]”, disse Abel Ferreira.
“Quando você ouve isso… Em Portugal, os clubes trocam cada vez mais de treinador, até na Inglaterra, que tinha uma estabilidade maior, também mandam embora. Portanto, é uma honra e um orgulho poder servir ao Palmeiras o melhor que sei e que posso”, continuou.
Abel Ferreira projeta Mundial e se declara ao Palmeiras
Empolgado com a possibilidade de encarar as principais forças do mundo, Abel espera que o Palmeiras possa corresponder à altura e que seus jogadores possam estar leves e concentrados do início ao fim.
“Não é uma competição qualquer, é um campeonato do mundo, onde estão os 32 melhores do mundo. O Palmeiras chega aqui porque ganhou títulos, uma Libertadores, que é como uma Liga dos Campeões para quem vem da Europa. Viemos com muita ambição, muita vontade de competir e desafiar os melhores dentre os melhores”, declarou.
Carinho especial pelo clube
Desde 2020 no Palmeiras, o técnico é o mais vitorioso no clube paulista com dez títulos. Ao recordar estes cinco anos que está no Brasil, agradeceu o respaldo e carinho da direção e torcedores.
“É o clube mais especial da minha carreira porque foi o clube grande que me deu oportunidade de mostrar tudo que foi minha preparação como treinador e quando atravessei o Atlântico para um projeto. Sabe o quanto dedicamos, a admiração, carinho que teve por mim. Trouxe minha família comigo, estão há três anos comigo no Brasil. Muito sinceramente, digo com todo orgulho, este é meu maior título, ter a profissão que tenho no Brasil e conseguir ter minha família comigo”, festeja.
Onde assistir Palmeiras x Porto?
A TV Globo transmitirá ao vivo a partida entre Palmeiras e Porto, neste domingo, pelo Mundial de Clubes. Outra possibilidade para os torcedores do Verdão é assistir no SporTV, braço direito da emissora carioca no âmbito esportivo. CazéTV e DAZN são as demais alternativas para o duelo entre brasileiros e lusitanos.

