Espérance e Flamengo se enfrentam pelo Mundial de Clubes (Divulgação - Adriano Fontes/Flamengo)
O Flamengo estreia na Copa do Mundo de Clubes da Fifa na noite desta segunda-feira (16), às 22h (de Brasília), diante do Espérance, tradicional clube da Tunísia, pelo grupo D da competição. Mas, se engana quem pensa que este duelo será inédito. Ele já aconteceu nos anos 90, em um jogo que acabou valendo até taça.
Em 1993, o Mengão fez uma excursão pela Europa com o intuito de arrecadar dinheiro, além de fazer alguns eventos para marcar a despedida do lendário lateral Júnior. Na época, o Rubro-Negro carioca era o atual campeão do Campeonato Brasileiro e vivia um processo de reformulação após a saída de nomes como Zinho, Gottardo e Gaúcho.
Então, em meio à essa excursão, o time comandado por Evaristo de Macedo acabou sendo convidado para disputar um torneio amistoso em Túnis, capital tunisiana, no chamado Troféu Espérance Sportive de Tunisie, onde enfrentou o Espérance, que era atual campeão nacional. Para este jogo, o treinador escalou diversos garotos que haviam vencido a Copinha em 1990. Alguns, já estavam no título Brasileiro de 92.
Entre os jovens jogadores estava Marcelinho Carioca, que posteriormente se tornou ídolo do Corinthians. E foi dele o gol da vitória, por 1 a 0. O time ainda contava com nomes como Júnior Baiano, Piá, Nélio e Casagrande, que era o grande reforço do time para a temporada, vindo do futebol europeu, após já ter tido destaque na carreira.
Espérance 0 x 1 Flamengo
- Troféu Espérance Sportive de Tunisie
- Data: 8/8/1993
- Local: Estádio Olympique El Menzah, Túnis (TUN)
- Gol: Marcelinho Carioca
Flamengo: Adriano, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Rogério e Piá (Júnior); Fabinho, Marquinhos, Luiz Antônio e Marcelinho Carioca (Indio); Nélio (Magno) e Casagrande. Técnico: Evaristo de Macedo Filho.
Espérance: Chokri El Ouaer, Tarek Thabet, Ali Ben Nej, Khaled Ben Yahia e Hakim Nouiba; Mondher Boauab, Nabil Maaloul, Sirajeddine Shihi (Nourredine Bousnina) e Marouene Guezmir; Hassen Gabi (Kenneth Malitoli) e Ayadi Hamrouni. Técnico: Faouzi Benzarti.
Saldo negativo na excursão
Nesta excursão pela Europa, que acabou passando pela Tunísia, o Mengão realizou 14 partidas, vencendo apenas dois jogos. Além do Espérance, o clube carioca venceu o Napoli, o Nacional de Portugal e o Zaragoza. Foram ainda cinco derrotas e cinco empates. Os empates, porém, haviam uma disputa de pênaltis depois, com o time brasileiro vencendo apenas duas.
- Bruges 2 x 0 Flamengo (Bélgica)
- Genoa 1 (3) x (4) 1 Flamengo (Itália)
- Milan 0 (5) x (4) 0 Flamengo (Itália)
- Napoli 0 x 1 Flamengo (Itália)
- Espérance 0 x 1 Flamengo (Tunísia)
- Nacional-POR 1 x 2 Flamengo (Portugal)
- União 3 x 2 Flamengo (Portugal)
- Sporting 4 x 3 Flamengo (Portugal)
- Zaragoza 0 x 1 Flamengo (Itália)
- Inter de Milão 2 x 1 Flamengo (Itália)
- Piacenza 0 (4) x (2) 0 Flamengo (Itália)
- Reggiana 3 x 0 Flamengo (Itália)
- Atlético de Bilbao 2 (6) x (5) 2 Flamengo (Espanha)
- Sevilla 2 (2) x (3) 2 Flamengo (Espanha)
Estreia na Copa do Mundo de Clubes
Flamengo x Espérance se enfrentam hoje (16), às 22h (de Brasília), pela primeira rodada do grupo D do Mundial de Clubes. O outro jogo da chave acontece às 16h, entre Chelsea e Los Angeles. O Mengão será o terceiro brasileiro a estrear na competição, tentando manter a invencibilidade do país. Ontem (15), o Palmeiras empatou com o Porto e o Botafogo derrotou o Seattle Sounders.

