Alexander Bublik comemora vitória em Wimbledon 2023. (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)
Alexander Bublik fez história nesta quinta-feira (19) ao vencer de virada o número 1 Jannik Sinner. De virada, o tenista cazaque eliminou o italiano do ATP 500 de Halle com uma vitória por 2 a 1. Assim, o 45º no ranking vai às quartas de final e vai enfrentar o tcheco Tomas Machac.
Jannik Sinner começou bem na partida, e dava amostras de que iria confirmar seu favoritismo. O italiano ganhou o primeiro set por 6 a 3, com uma atuação muito superior à de Bublik. No entanto, o cazaque devolveu o placar no segundo set, que foi mais demorado, pois durou 44 minutos.
No terceiro set, o maior com 51 minutos, Bublik conseguiu sua vitória por 6 a 4. Sinner estava o tempo todo vivo na partida, e o cazaque arriscou ser eliminado a qualquer momento. O 44º no ranking teve a chance de marcar 6 a 3 e matar a partida, mas deixou o italiano fazer 5 a 4. No entanto, depois disso conseguiu seu sexto ponto e conquistou a classificação.
Alexander Bublik sobre essa vitória: “Uma conquista”
Alexander Bublik tem 28 anos e uma carreira consolidada no tênis, mas hoje é apenas o 44º. Em sua trajetória, já venceu 13 vezes algum colega do top 10, incluindo essa partida. No entanto, essa é a primeira vez que ele ganha do número 1.
“Somos tenistas e tentamos vencer todas as partidas, mas esta é especial. Eu nunca tinha vencido um número 1 do mundo. É uma conquista”, afirmou Alexander Bublik. Além disso, demonstrou respeito ao adversário que hoje está em um momento diferente dele na carreira. “Ele é um jogador incrível e eu não achava que conseguiria vencê-lo. Mas tive algumas chances e as executei bem”, completou.
Sequência do ATP 500 de Halle
Enquanto Alexander Bublik vai às quartas de final do ATP 500 de Halle Simples, Jannik Sinner deixa essa edição do torneio de forma definitiva. Isso porque o italiano também perdeu na modalidade de duplas, e não há mais o que fazer em Halle.
Alexander Bublik agora enfrenta Tomas Machac nas quartas de final. O tcheco ocupa a 23ª colocação no ranking mundial, e eliminou Fabian Marozsan (58º) nas oitavas. Assim, o tenista do Cazaquistão segue em sua busca pelo título.

