Neymar em treinamento do Santos no CT (Divulgação - Raul Baretta)
Walter Casagrande não aprovou o posicionamento de Neymar durante entrevista ao podcast “Flow” nesta terça-feira (17), após o craque rebater críticas e dizer que vive o auge no futebol há 15 anos, mesmo tendo ficado fora de combate por muito tempo em decorrência de lesões. No programa “UOL Esporte News” de hoje (18), o comentarista foi direto e cravou que o jogador vive na ‘terra do nunca’, citando o icônico personagem Peter Pan.
No entendimento do ex-jogador, o atacante está muito longe do potencial que já protagonizou dentro das quatro linhas, e vive na realidade, no ‘fundo do poço’ em termos de protagonismo, caindo vertiginosamente de produção nos últimos anos, nas passagens por PSG, Al-Hilal e agora no Santos. Ele ainda aproveitou para fazer uma dura cobrança à imprensa, afirmando que há uma ‘passagem de pano’ para o craque, que merecia ser contestado pelas declarações e por não performar em alto nível.
“O Neymar vive na terra do nunca. A síndrome do Peter Pan é um transtorno, onde o cara se recusa a amadurecer, e vive em uma realidade paralela. Como avalia se está em forma ou não com um jogo daquele tipo? É falta de noção”, detonou Casagrande, repercutindo na sequência as declarações do atacante sobre se colocar em um status de protagonismo e de alto nível no futebol mundial.
“Ele disse que está 15 anos no auge. Isso é a terra do nunca Onde estão esses 15 anos? Ele ficou no auge de 2009, quando pisou na Vila Belmiro, como profissional do Santos, até 2018, na disputa da Copa, e depois foi tendo quedas. Ele está no fundo hoje. Não tem ninguém que conteste essas declarações?”, questionou o comentarista.
Neymar no Mundial, Casagrande ‘tira onda’
Ainda no posicionamento feito, Casagrande repercutiu a fala de Neymar sobre ter iniciado conversas para jogar o Mundial de Clubes pelo Fluminense, e ironizou o atacante de 33 anos, afirmando que ele também ‘quase jogou’ o torneio de clubes da Fifa nesta atual edição. No comentário feito, ele classificou que o camisa 10 do Peixe ainda não se encontra no condicionamento físico ideal, e que ‘vende’ uma ideia ‘falsa’, distante da realidade, auxiliado pela imprensa.
Desde que desembarcou no Peixe, Neymar acumula 12 jogos oficiais, tendo anotado três gols e três assistências. O último jogo dele foi no dia 1 de junho, diante do Botafogo, quando o Santos perdeu na Vila Belmiro, e o atacante acabou sendo expulso após receber um segundo amarelo, por ter utilizado a mão para fazer o gol. Com o futuro ainda em aberto em termos de renovação contratual com o alvinegro, esse pode ter sido o último jogo dele pelo clube neste retorno.
Fenerbahce de olho
Monitorando a situação de Neymar no Santos, o Fenerbahce, da Turquia, tem interesse na contratação do craque para a temporada 2025-26, após pedido de José Mourinho. De acordo com informações do jornal “Fanatik”, o clube está disposto a investir altas cifras para buscar ‘medalhões’ no mercado, e o brasileiro desperta atenção, podendo assim a diretoria investir altas cifras.
Nos bastidores, segundo o periódico, o Fenerbahce já teria apresentado uma proposta um ano de contrato para ficar com o atacante do Peixe, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Além de Neymar, o sul-coreano Son, do Tottenham também é visto com bons olhos pelo treinador português.

