Home Futebol Como fica a escalação do Grêmio de Mano Menezes após a chegada de Alex Santana, do Corinthians

Como fica a escalação do Grêmio de Mano Menezes após a chegada de Alex Santana, do Corinthians

O meio-campista corintiano chega para disputar posição na equipe titular gremista, sendo o primeiro reforço para o segundo semestre

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Como fica a escalação do Grêmio de Mano Menezes após a chegada de Alex Santana, do Corinthians

Mano Menezes cumprimenta Dodi, observados por Villasanti (LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Alex Santana já está em Porto Alegre e deverá ser oficializado pelo Grêmio ainda nesta quinta-feira (5). O volante de 30 anos chega do Corinthians por empréstimo como uma indicação de Luiz Felipe Scolari, com quem trabalhou na campanha do vice da Libertadores em 2022. O atleta irá buscar a titularidade do time de Mano Menezes depois da parada para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo que reúna condições de jogo, Alex Santana ainda não poderá realizar a sua estreia na próxima rodada do Brasileirão Série A. O motivo é que o adversário gremista será o próprio Corinthians na Arena do Grêmio em 12 de junho, e o meio-campista não poderá enfrentar o Timão pelo acordo dos clubes.

Com a chegada de Alex Santana, é possível imaginar uma escalação do time do Grêmio para o segundo semestre. O Tricolor Gaúcho também buscará contratações para outras posições, principalmente no sistema defensivo onde há algumas carências.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grêmio fecha o semestre com improvisações na defesa

No gol, Tiago Volpi deverá continuar como titular apesar de ser contestado pelos torcedores do Grêmio. Não está descartada a busca por um outro goleiro. Na lateral-direita, o Imortal também deverá vasculhar o mercado, já que João Pedro, João Lucas e Igor Serrote estão machucados. Para a retomada do Campeonato Brasileiro, Gustavo Martins deverá seguir improvisado no setor. Já Marlon continuará absoluto na lateral-esquerda.

A dupla de zaga será mantida com Wagner Leonardo e Kannemann, em virtude das críticas às atuações de Jemerson, com o canhoto Wagner Leonardo deslocado para o lado direito. O zagueiro Adryelson, ex-Botafogo e que pertence ao Lyon (França), esta na mira tricolor. O atleta estava emprestado ao Anderlecht (Bélgica).

Mesmo com Alex Santana, Mano Menezes pode ter uma baixa no meio-campo

No meio-campo, o recém-chegado Alex Santana pode disputar posição com Dodi, com um dos dois fazendo companhia a Villasanti. No setor ofensivo, Cristaldo interessa ao Vélez Sarsfield e pode deixar Porto Alegre. Assim, Monsalve assumiria a função de criação no meio-campo. Nas extremas, o jovem Alysson é o favorito para ser mantido na equipe pelo lado direito, enquanto Kike Olivera permanecerá pela esquerda, com Martin Braithwaite seguindo como o homem de referência no ataque.

PUBLICIDADE

Portanto, uma escalação do Grêmio ideal pelo técnico Mano Menezes ficaria assim: Tiago Volpi, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Villasanti, Alex Santana (Dodi), Alysson, Cristaldo (Monsalve) e Kike Olivera; Braithwaite.

PUBLICIDADE
Better Collective