Fifa anuncia novidades na arbitragem (Foto: Divulgação/Fifa)
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa será um torneio que será uma novidade em todos os sentido no futebol mundial. E um deles será na arbitragem, que terá várias ‘estreias’ em regras e até mesmo novas tecnologias.
Nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol revelou segundo informação do GE diversas mudanças para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, que incluem inclusive coisas que impactam os árbitros e os treinadores em seus respectivos trabalhos nas partidas do certame, que terá Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense representando o Brasil
Câmeras nos árbitros
Um deles será o uso de câmeras corporais pelos juízes que apitarão a competição. Esta novidade será testada no certame, com as imagens a serem geradas pelas câmeras sendo transmitidas durante as partida. Segundo a intenção da Fifa, será algo que servirá para ‘melhorar a experiência do espectador’
Tal tecnologia será avaliada no Mundial e poderá ser implementada em outras competições caso seja aprovada. Também poderá ser verificado o impacto das câmeras nas interações com os jogadores e na marcação de jogadas consideradas polêmicas, estas também a serem contempladas com o VAR.
VAR no telão
No caso da arbitragem de vídeo propriamente dita, algo ao qual os torcedores que vão aos estádios do Brasileirão estará também presente na Copa do Mundo de Clubes. Os lances que serão alvo de observação do VAR também terão as imagens analisadas pelo árbitro em tempo real sendo exibidas nos telões das arenas que receberão os jogos do torneio.
Além das câmeras, a tecnologia do impedimento semiautomático, já usada em outros torneios, terá uma versão mais ‘atualizada’, mantendo o mesmo aspecto de, usando câmeras, sensores e até inteligência artificial, ajudar no rastreio e marcação de lances de irregularidades deste tipo, especialmente nos lances claros. Nas jogadas do chamado ‘lance ajustado’, haverá ajuda do VAR.
Uma outra novidade a qual o Mundial de Clubes reserva é em relação às substituições . Agora, os treinadores terão acesso a um tablet, que lhes será entregue antes dos jogos. Com o instrumento, a gestão das alterações de atletas será feita totalmente de forma digital, especialmente na contabilização das alterações feitas e paralisações feitas para as trocas.

