Flamengo classificado, outros brasileiros invictos e PSG sob risco: o resumo da 2ª rodada do Mundial de Clubes
Rubro-negro se impôs contra o Chelsea e carimbou passaporte, Palmeiras, Botafogo e Fluminense também lideram suas respectivas chaves
Jogadores do Flamengo celebram gol contra o Chelsea (Divulgação - Gilvan de Souza - Flamengo)
Fortes emoções não faltaram na 2ª rodada do Mundial de Clubes, que foi encerrada neste domingo (22), com quatro jogos. O destaque fica por conta do desempenho dos brasileiros, que estão sobrando com Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras. O quarteto venceu seus respectivos jogos no torneio e segue invictos. O Mais Querido, inclusive, foi o primeiro representante a cravar classificação às oitavas de final, enquanto os demais estão em situação confortável.
O rubro-negro superou o Chelsea pelo placar de 3 a 1, de virada, na Philadelphia, e diante da vitória do Esperánce Tunis sobre o Los Angeles, a equipe de Filipe Luís não só confirmou a vaga na próxima fase, como já assegurou a liderança, mantendo os 100% de aproveitamento. Quem também est
Botafogo despacha PSG e brasileiros sobram
Além do Flamengo, os outros representantes nacionais foram contundentes. Diante do atual campeão da Champions League, o Glorioso triunfou por 1 a 0, com tento de Igor Jesus e ficou muito próximo da fase, precisando apenas de um empate na última rodada contra o Atlético de Madrid, para assegurar o topo da chave. Até mesmo um revés por diferença curta (um ou dois gols) também o garante no mata-mata.
O PSG, por sua vez, vai precisar vencer o Seattle na rodada final para não depender de uma combinação de resultados no Grupo B. O time francês é o segundo colocado da chave, com três pontos somados, e corre riscos remotos de eliminação precoce. Os Colchonores possuem uma matemática mais delicada para evitar eliminação, uma vez que foram derrotados no choque direto contra os parisienses, e possuem saldo negativo.
Ainda entre os brasileiros, o Palmeiras foi responsável por abrir a 2ª rodada do Mundial com vitória suada sobre o Al Ahly, pelo placar de 2 a 0, com os dois tentos anotados na etapa complementar, em jogo marcado por paralisação em decorrência de alerta sobre tempestade de raios em Nova Jersey. O resultado positivo levou o alviverde aos quatro pontos, dependendo assim apenas de um empate na rodada final contra o time de Lionel Messi, o Inter Miami.
Incisivo, o Fluminense também conquistou o seu primeiro triunfo no torneio da Fifa, tendo superado o Ulsan HD, no último sábado (21), pelo placar de 4 a 2, e assumiu a liderança do Grupo F, chegando aos quatro pontos, levando vantagem sob o Borussia Dortmund, que sofreu, mas superou o Mamelodi Sundowns pelo placar de 4 a 3. O time de Renato Gaúcho chega à última rodada precisando de um empate para se classificar.
Resultados da 2ª rodada do Mundial
Times classificados em negrito
- Palmeiras 2×0 Al Ahly
- Inter Miami 2×1 Porto
- Seattle Sounders 1×3 Atlético de Madrid
- PSG 0x1 Botafogo
- Benfica 6×0 Auckland City
- Flamengo 3×1 Chelsea
- Los Angeles FC 0x1 Espérance Tunis
- Bayern de Munique 2×1 Boca Juniors
- Mamelodi Sundowns 3×4 Borussia Dortmund
- Inter de Milão 2×1 Urawa
- Fluminense 4×2 Ulsan HD
- River Plate 0x0 Monterrey
- Juventus 4×1 Wydad
- Real Madrid 3×1 Pachuca
- Red Bull Salzburg 0x0 Al-Hilal
- Manchester City 6×0 Al-Ain
Flamengo pode pegar quem nas oitavas?
Único representante brasileiro já garantido nas oitavas de forma antecipada, o Flamengo vai enfrentar o segundo colocado do Grupo C, que pode ser Bayern de Munique, Benfica ou Boca Juniors. Alemães e portugueses se enfrentam na última rodada, e mediante de um tropeço do time xeneize (empate ou derrota) para o Auckland, se classificam juntos.
Neste cenário, um empate no choque direto colocaria o Benfica no caminho do Flamengo. Se os portugueses triunfarem, o choque em questão do rubro-negro será contra os bávaros. O Boca Juniors, por sua vez, tem o cenário mais complicado. Além de precisar de uma vitória contra o Auckland City, conta com revés do Benfica para o Bayern, necessitando assim ainda tirar uma diferença no saldo de gols de sete tentos.

