Lando Norris conquistou mais uma pole position na Fórmula 1 (foto: David Ramos/Getty Imagens)
A Fórmula 1 definiu neste sábado (28) o grid de largada para o Grande Prêmio da Áustria, no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. Lando Norris repetiu o desempenho nas sessões dois e três de treino livre e foi o mais rápido. O pole position da prova foi mais de meio segundo mais veloz que o segundo colocado, Charles Leclerc.
A segunda fila é ocupada por Oscar Piastri e Lewis Hamilton. George Russell larga em quinto lugar e é sucedido por Liam Lawson. Max Verstappen, Gabriel Bortoleto, Kimi Antonelli e Pierre Gasly completam o top-10.
O restante do grid é formado por Fernando Alonso, Alexander Albon, Isack Hadjar, Franco Colapinto, Oliver Bearman, Lance Stroll, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz e Nico Hulkenberg.
Resumo da classificação de Fórmula 1
A Racing Bulls surpreendeu na rodada inicial (Q1). Os pilotos Liam Lawson e Isack Hadjar ficaram em terceiro e quinto respectivamente. O brasileiro Gabriel Bortoleto também foi top-10, ao contrário do companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, que vai largar o GP da Áustria na última posição. Yuki Tsunoda decepcionou. O companheiro de Max Verstappen também foi eliminado no Q1.
O Q2 paralisou com cinco minutos e 42 segundos no cronômetro. Um pequeno incêndio atingiu a grama perto do circuito. Após o reinício, Fernando Alonso, Alex Albon, Isack Hadjar, Franco Colapinto e Oliver Bearman foram eliminados.
O Q3 ocorreu normalmente. Lando Norris foi o único piloto a completar uma volta abaixo de 1:04.000 e conquistou a pole position sem contestações. Bortoleto inicia o GP da Áustria em 8° lugar, uma posição acima de outro novato da Fórmula 1, Kimi Antonelli.
Veja o grid de largada do GP da Áustria
- Lando Norris (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Alex Albon (Williams)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Haas)
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
- Carlos Sainz (Williams)
- Nico Hulkenberg (Kick Sauber)

