Paulo Caleffi é candidato a presidência do Grêmio (Lucas Uebel / Grêmio)
O Grêmio terá eleição no final deste ano para escolher o seu novo presidente. Atualmente, o clube é comandado por Alberto Guerra, eleito em 2022. E um dos candidatos a comandar o clube é o advogado Paulo Caleffi, que foi vice de Guerra entre novembro de 2022 e junho de 2023. Além dele, o conselheiro Denis Abrahão e o empresário Marcelo Marques também anunciaram que irão concorrer ao cargo.
Em entrevista ao jornalista Alex Bagé e outros membros da “Rádio Imortal”, Caleffi falou sobre alguns planos que ele já tem em mente caso seja eleito presidente do clube gaúcho. E uma dessas ideias pode não cair bem para todos os gremistas, pensando na rivalidade histórica com o Internacional no campeonato estadual.
Isso porque o dirigente revelou planos para fazer uma pré-temporada na Europa, visando uma valorização e expansão da marca. Para isso, porém, deixaria o Campeonato Gaúcho como segundo plano, sem dar a mesma prioridade que o Imortal da atualmente. Vale destacar que o Inter é o maior campeão estadual, com 46 títulos, contra 43 do Tricolor.
Outras ideias de Paulo Caleffi
Na mesma entrevista, o candidato a presidência falou sobre patrocínios e admitiu a ideia de não ter os mesmos parceiros que o Inter tem. Além disso, ele falou sobre quem iria compor a sua diretoria, que teria o ex-goleiro Danrlei como gerente de futebol e o ex-volante Maicon como coordenador técnico. Ele falou também que já há um acerto encaminhado com um diretor executivo, sem revelar nomes.
A eleição para decidir o novo presidente do Tricolor gaúcho acontece em novembro, mas, em setembro, haverá uma votação para a renovação das 150 cadeiras do Conselho Deliberativo. Então, os candidatos tentarão emplacar o máximo de apoiadores nesta primeira eleição, o que aumentariam suas chances de se tornar presidente.
Grêmio faz temporada irregular
O 2025 não é dos melhores para os gremistas, que viram o Internacional vencer o estadual, algo que não acontecia desde 2016. Na Copa do Brasil, o Imortal já foi eliminado de forma precoce para o CSA, ainda na terceira fase. Já na Sul-Americana, o clube gaúcho terminou em segundo no seu grupo e terá que disputar um playoff contra o Alianza Lima para ir às oitavas de final. Por fim, no Brasileirão, o time aparece apenas na 12ª posição, a cinco pontos da zona de rebaixamento.

