Carballo tem futuro incerto no Grêmio (Divulgação - Lucas Uebel)
Ainda em recesso, o Grêmio tem se movimentado nos bastidores para resolver algumas pendências no mercado da bola. A principal delas se refere diretamente a Felipe Carballo, atleta uruguaio emprestado ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos, que deve retornar à cidade de Porto Alegre nos próximos dias, após o clube norte-americano sinalizar que não irá exercer o direito de compra após fim do empréstimo, que tem o dia 30 de junho como data limite.
Além do uruguaio, o Tricolor possui outros três jogadores em condição de cessão para outros clubes. Estes, no entanto, só têm possibilidade de retorno no início do próximo ano: o volante Mila, de 22 anos, o goleiro Adriel, e o lateral-esquerdo Mayk, que foi o último atleta emprestado pelo Imortal; veja a situação detalhada de cada um abaixo.
Quarteto em realidades distintas
Felipe Carballo: o jogador de 28 anos foi cedido ao New York Red Bulls em agosto de 2024 e tem empréstimo sendo encerrado no dia 30 de junho. Segundo o ge, o clube não irá comprar o meio-campista, que é aguardado no Rio Grande do Sul pela diretoria gremista. Visto como um ativo, o jogador pode ser negociado novamente.
Um dos pontos que corrobora para uma nova saída do atleta é a limitação de estrangeiros nas competições nacionais. No momento, o Tricolor tem 11 atletas estrangeiros no plantel, dois a mais do índice permitido para relacionar por jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Contratado pelo Imortal em 2023, o jogador acumula 52 jogos, com dois gols e uma assistência.
Adriel: Profissionalizado pelo Grêmio, o goleiro Adriel, de 24 anos, tem vínculo vigente até dezembro de 2027, e atualmente se encontra emprestado ao Athletic, de Minas Gerais, após passagem discreta no Bahia, onde não teve oportunidades. Disputando a Série B do Brasileirão, o arqueiro acumulou oscilações na equipe, mas diante da chegada do novo treinador, voltou a se firmar como titular.
O time alvinegro detém a opção de compra ao término do contrato de empréstimo, que é vigente até o final desta temporada. A sequência do segundo semestre será determinante para a definição do futuro do jovem na equipe mineira.
Mila: Revelado pelas categorias de base do Grêmio, o jovem de 22 anos está na Tombense, disputando a Série C do Brasileirão. Vinculado ao Imortal até dezembro de 2026, o volante acertou a transferência por empréstimo ao time mineiro em fevereiro deste ano. Desde então, ele acumula 14 jogos, sendo sete na condição de titular.
Mayk: Dos quatro jogadores do Tricolor que estão emprestados, o lateral-esquerdo foi o negócio mais recente fechado. Sem espaço com Mano Menezes, ele teve contratação anunciada pelo Novorizontino no último dia 10 de junho, e ainda não estreou pela equipe da Série B. No acordo selado entre as partes, o vínculo de cessão foi fixado até julho de 2026, seis meses antes do contrato dele com o Imortal ser encerrado.
Grêmio joga quando?
Em meio à pausa no cronograma nacional por conta da realização do Mundial de Clubes, o Grêmio só volta aos gramados no dia 8 de julho, quando encara a decisão da Recopa Gaúcho, diante do São José. O jogo servirá de preparação para a equipe de Mano Menezes visando a retomada do Brasileirão, programada para o dia 13 de julho, diante do Cruzeiro, fora de casa.
Depois do empate para o Corinthians, sob seus domínios, o Tricolor iniciou um período de 10 dias de férias, e tem a reapresentação marcada para o dia 23 de junho, no CT Luiz Carvalho. O clube sulista ostenta cinco jogos de invencibilidade, com três vitórias e dois empates entre jogos da Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana, onde obteve classificação aos playoffs, pelo segundo lugar na chave.

